Refúgio Biológico

Refúgio Biológico | Nasce Filhote de Gato-maracajá

Consultar

Refúgio Biológico de Foz do Iguaçu, anuncia nascimento de filhote de Gato-maracajá, uma espécie que está ameaçada de extinção há cinco anos.

Filhote de Gato-maracajá no Refúgio Biológico Itaipu

Após cinco anos sem reprodução no Refúgio, a Itaipu Binacional anuncia dia 12/01/2021 (terça-feira) o nascimento de um filhote de Gato-maracajá.

O novo integrante do sexo masculino nasceu no dia 25 de dezembro e passou por exames para certificar sua segurança.

Pesando 140 gramas, e microchip-ado para ter uma permanente identificação.

Ele já pode ser visto por visitantes do Refúgio Biológico, permanecerá com a mãe por um período de seis meses.

Conforme o médico veterinário, Pedro Teles, Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, o felino deverá integrar-se em um programa de reprodução em cativeiro ali no próprio refúgio.

A reprodução tem grande prioridade, pois, há poucos animais dessa espécie em cativeiro. Em 36 anos, nasceram apenas 34 Gatos-maracajás, ao todo hoje o local conta com 12 animais desta espécie.

Gato-maracajá

Esta espécie pode chegar a pesar cerca de cinco quilos e medir até um metro de comprimento.

É encontrado principalmente na Mata Atlântica e em quase todo o território brasileiro.

Por conta de sua coloração dourada e pintas pretas, é bastante confundido com a espécie Jaguatirica, mas ele possui patas, orelhas, garras, caudas e olhos proporcionalmente maiores.

É um animal com costumes noturnos e solitários, possui habilidades de locomoção em árvores, mas grande parte é no chão.

Sua gestação dura em média de 81 a 84 dias, nascendo um único filhote por vez. Sua expectativa de vida é cerca de 13 anos.

Tem capacidade de virar 180 graus suas articulações do tornozelo, o que facilita sua locomoção e caça em árvores.

Alimenta-se de animais caçados por si mesmo em arbustos, como aves, lagartos e pequenos roedores.

Ele é capaz de imitar o som de sua presa de modo a atraí-la à sua emboscada.

É estimado que em cerca de 15 anos, sua população tenha um declínio de 10%, devido à perda de habitats por conta da expansão agrícola.

As principais causas da mortalidade desta espécie e a perca do habitat estão relacionadas ao abate de caçadores, atropelamentos, desmatamento, e também, o abate de animais que são seus alimentos da região.

Filhote de Gato-maracajá.
Imagem e edições: Canva

Refúgio Biológico Bela Vista

É uma unidade de conservação com muitos hectares preparados para receber milhares de plantas e animais desalojados, onde já abrigou mais de 13.000 espécies.

É um projeto antigo de preservação ao meio ambiente onde liga o Parque Nacional do Iguaçu a Guaíra, compondo o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

O Refúgio Biológico Foz é referência internacional em questão ao setor elétrico, onde gestores tomaram grandes iniciativas inspiradoras, como:

  • Reflorestamento da mata do reservatório
  • Criação de silvestres em cativeiro
  • Produções de mudas florestais
  • A proteção e acolhimento de animais resgatados
  • Iniciativa de estímulos para preservação ao meio ambiente
  • Desenvolvimento de pesquisas científicas.
Entrada do Refúgio Biológico
Entrada do Refúgio Biológico | Fotógrafo: Rodrigo Mattjie

Espécies:

O Refúgio Biológico Itaipu Binacional foi pioneiro e hoje tem o maior programa e mais bem-sucedido de reprodução de harpias, uma das aves de rapina mais ameaçadas de extinção.

Outras espécies raras que também são ameaçadas de extinção e são reproduzidas no Refúgio, gato-maracajá, veado-bororó, jaguatirica, anta e muitas outras.

É também um centro de reprodução de floras nativas da Mata Atlântica.

A reprodução da onça-pintada também teve ótimos resultados dentro do Refúgio Biológico Bela Vista.

Muitos animais ali reproduzidos, são inseridos na natureza, ao seu habitat, mas também muitos não se adéquam à vida lá fora, então alguns já são velhinhos e então mantidos ali.

Diversos bichos foram mantidos em cativeiro, vítimas de tráfico de animais silvestres e sofriam maus tratos, foram resgatados pelo Refúgio, e por conta disso, é importante ter um local abrigando animais incapacitados de adequação em seu habitat.

Bônus: Veja aqui também sobre Marco das Três Fronteiras.

Passeio no Refúgio vendo os animais de perto.
Créditos: Árvore Filmes – Skytakes

O passeio Refúgio Biológico Itaipu

É uma ótima opção para quem visitará a Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional, pois, você tem a chance de ver muitas ações boas realizadas pelo Refúgio Biológico, preservando sempre nossa Mãe Natureza.

Além de ver a maior Usina Hidrelétrica do mundo em produção, terá a oportunidade de se conectar com a natureza, e com histórias emocionantes.

O ponto de partida do transporte interno, localiza-se no Centro de Recepção, o mesmo local de embarque para visitantes da Itaipu.

Há certas regras impostas pelo parque, o passeio é totalmente feito acompanhado de guias.

O percurso é feito em um veículo aberto com uma vista panorâmica de pontos da barragem da Itaipu, também nos ofertando contemplar a belíssima natureza ao redor!

O circuito dura aproximadamente 15 minutos, e depois inicia-se a caminhada pelo Refúgio Biológico de Itaipu, onde veremos muitas espécies de fauna e flora.

Seu destaque é a educação ambiental, o guia enriquece os visitantes com informações extraordinárias sobre várias espécies e todo o trabalho feito pelo Refúgio.

Tem uma duração média de 2h30, é importante que reserve esse tempo para uma visitação tranquila e sem pressa.

Para não ocorrer estresse nos animais, é limitado 20 pessoas por passeio, e em certos horários. Flashs não são permitidos!!

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6702-07 – Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu.

Necessário efetuar reservas antecipadamente. Veja mais na Combo Iguassu.

Pessoas admirando animais e a natureza
Créditos: Árvore Filmes – Skytakes

Dicas para o passeio no Refúgio Biológico Bela Vista Foz do Iguaçu.

  • Use roupas leves, a caminhada não é longa e cansativa, mas é aconselhável ir com tênis, e roupas confortáveis
  • Leve repelente
  • Leve protetor solar
  • Leve uma garrafinha de água
  • Leve um celular ou câmera e registre fotos incríveis e deslumbrantes (NÃO USE FLASH)!!
  • Dicas de viagem.

E se eu for com crianças?

É o lugar perfeito para crianças! Em vez de ver os animais apenas pela televisão, verão de pertinho, nada mais emocionante que isso!

Qual criança não ficaria empolgada com um contato assim?!

Crianças admirando e fotografando animais e árvores
Fotógrafo: Rodrigo Mattjie

Algumas Avaliações de viajantes

“O ideal do refúgio é sensacional: Muita consciência ambiental (plantamos uma árvore durante o passeio), proteção e defesa de nossa natureza!!

O refúgio acolhe, resgata, trata de animais que foram presos em cativeiros, acidentados e também ameaçados de extinção. Devolvem para natureza se possível, dependendo da condição do animal. E tudo isso é de tirar o chapéu!! Que orgulho Brasil, que orgulho Itaipu!!” – geovaniadm (Tripadvisor).

“Fiquei muito surpresa com esse passeio, foi maravilhoso o contato direto com a natureza, poder conhecer um pouco da história da mata nativa do local e ver os bichinhos direto na natureza e a organização e cuidado da reserva com os animais, foi demais.” – letylimamartins (Tripadvisor).

Onde comprar meu ingresso? Clique aqui e veja preços imperdíveis!

Conclusão

O Refúgio Biológico Bela Vista de Foz do Iguaçu é um lugar incrível para aprendermos com a natureza. Muita história emocionante, onde salvam animais vítimas do mau trato humano, cuidam e dão um lar para serem acolhidos e se sentirem seguros!

Lembrando que o Refúgio Biológico não é um zoológico, é um centro muito importante de preservação da fauna e flora! O foco não é apenas observação de animais, mas sim suas recuperações.

A visita é uma valiosa aula ambiental de extrema importância para nosso mundo, e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para Foz do Iguaçu.

Pegue já um voo, faça sua reserva no hotel, compre seu ingresso para o Refúgio Biológico e para outros atrativos, ou até mesmo um pacote!! Quer descobrir qual o melhor para você? Clique AQUI.

Nos siga nas redes sociais !

Capa: Imagens do Canva Pro | Matéria e Edições: Bianca Minotto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *