Skip to main content

Reabertura do comércio de Foz do Iguaçu!

Reabertura do comércio de Foz do Iguaçu!

Consultar

Desde do dia de ontem, 22 de abril, o comércio de Foz do Iguaçu reabriu as portas após a aprovação de um novo decreto do município!

Como sabemos, devido ao novo coronavírus, os atrativos e estabelecimentos da cidade estavam fechados para conter a disseminação da pandemia. No entanto, em meio aos pedidos populacionais e estratégias de retomar das atividades econômicas da cidade, novas medidas de retorno foram debatidas e enfim colocadas em praticas.

Notícias de Foz do Iguaçu:

Centro de Foz do Iguaçu
Centro de Foz do Iguaçu

No dia 20 de abril, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro assinou o Decreto nº 28.055, que estabelece essa reabertura, porém com horários determinados para os varejistas e atacadista do município.

Essa retomada, visa a recuperação financeira da cidade, devido ao impacto que a pandemia vem causando na cidade, com os fechamentos das empresas, fronteiras e atrativos da cidade!

Quais os novos horários de funcionamento?

Durante o horário das 8h até as 16h, os estabelecimentos das regiões de Vila Brasília, Jardim Central e Vila Portes poderão estar abertos!
Das 10h até as 16h, as regiões de Vila Maracanâ, Jardim América e Vila Yolando poderão funcionar!

Estabelecimentos como galerias, supermercados e lojas internas de shoppings centers, terão que funcionar das 12 h até as 20h.

Quem tem permissão de funcionamento?

Supermercado
Supermercado – Créditos Pixabay!

Segundo o novo decreto, são esses os estabelecimento autorizados a abertura:

• Terminal Rodoviário Internacional de passageiros • Transporte coletivo municipal

• Shoppings centers,

• Instituições bancárias,

• Food trucks e trailer de alimentos

• Clubes náuticos,

• Coleta de resíduos recicláveis, • Atividades religiosas coletivas, • Serviço de call center,

• Estacionamentos privados,

• Óticas,

• Restaurantes e lanchonetes

• Academias de ginástica, musculação, dança e natação.

Todos os comerciantes donos/responsáveis por esses estabelecimentos, foram obrigados a assinar e entregar a prefeitura no máximo até dia 24/04, um Termo de Responsabilidade Sanitária!

Em concessionárias e revenda de carros:

Nesses locais, a higienização dos veículos para teste drive é obrigatório. Sendo assim, o procedimento de limpeza deve ser feito em cada teste e troca de cliente. Além de ter o limite máximo de duas pessoas por automóvel durante o teste drive.

Redução no atendimento:

Mesquita Árabe - Centro de Foz
Mesquita Árabe – Centro de Foz – Imagem cedida pelo atrativo

Além da norma de novos horários de atendimento, os estabelecimentos liberados para funcionamento devem, atender apenas 30% de sua capacidade normal. Ou seja, se uma loja podia possuir no máximo 100 pessoas em seu interior, agora podem ter apenas 30 pessoas dentro do estabelecimento.

A norma de distanciamento social se permanece, as pessoas devem manter certa distância uma das outras. O local deve ser adequadamente higienizado.

Essas normas servem para a prioridade de realizar com eficiência o combate de evitar a proliferação do covid-19, sendo necessário a colaboração de todos os comerciantes e população local. Em uso de máscara e álcool em gel, para higienização e controle de vírus e outras doenças transmissíveis.

Como funcionará o transporte público?

Para quem utiliza o transporte coletivo na cidade, sabe bem como era a antiga rotina dos ônibus, as vezes, lotados e cheios de pessoas, o transporte público parecia um grande problema de retorno durante uma pandemia.

No entanto, sabendo da necessidade desse transporte na cidade, novas normas foram estabelecidas para seu retorno. Visando preservar a segurança das pessoas, os ônibus iram funcionar com as seguintes orientações:

Os horários de operação serão os da tabela de sábado; Terá um limite de transporte de pessoas, sendo possível viajar somente com usuários sentados, ou seja, terá lugar apenas em assentos disponíveis.

Quem quiser utilizar o transporte coletivo deverá usar obrigatoriamente máscaras, os funcionários do setor também deveram utilizá-las. O pagamento da tarifa para o transporte de ônibus deverá ser por meio de bilhete eletrônico.

Reabertura dos shoppings de Foz do Iguaçu:

Shopping JL Cataratas
Imagem cedida pelo Shopping JL Cataratas

A direção responsável pelos dois shoppings centers de Foz do Iguaçu também deverá seguir algumas regras, em sua reabertura, algumas delas são:

• Manter o distanciamento social de 2 metros nas mesas da Praça de Alimentação;

• Reduzir 50% da capacidade normal da Praça de Alimentação, incluindo número de cadeiras;

• Obrigatoriamente deverá realizar medição de temperatura e controle do número de pessoas em cada estabelecimento;

• Deverá dispor de pontos de higienização em todo shopping; • Os playgrounds e brinquedos infantis estão proibidos;

• As salas de cinemas e o mesmo, permanecem fechados.

Regulamento para as academias:

Todas as academias, desde musculação, ginástica, dança, crossfit, natação e hidroginástica, poderão funcionar somente por agendamento ou escalonamento de horários.

Também deverá respeitar a norma de 30% de capacidade de usuários em seus estabelecimentos, utilizar máscaras obrigatoriamente durante os exercícios (Tirando as academias de natação e hidroginástica).

Acadêmia – Créditos Pixabay!

Ter pontos de higienização nos principais acessos, fazer as aulas/treino individuais em até 45 minutos, seguindo o distanciamento de 2 metros.

Terá que disponibilizar álcool em gel em cada aparelho que puder ser utilizado, além de dispor de distanciamento de 2 metros entre os aparelhos.

Interditar uso de duchas e vestiários, proibindo o compartilhamento de aparelhos, cancelar aulas que precisem de contato físico, como aulas com interação física entre aluno e professor. Liberar a participação de alunos na faixa etária de 14 e 60 anos.

O que não pode abrir em Foz do Iguaçu?

Cinema no Shopping Catuaí Palladium
Cinema no Shopping Catuaí Palladium – Imagem cedida pelo shopping!

Não sabe o que está ainda proibido de abrir em Foz? Então se liga nessa lista rápida:

• Casas noturnas,

• Tabacarias,

• Bares e clubes,

• Salões de bailes,

• Feiras,

• Cinemas,

• Museus e teatros,

• Equipamentos esportivos coletivos,

• Escolas e faculdades,

• Eventos esportivos, culturais e de lazer.

Quer ficar antenado em tudo que acontece na cidade?

Acesse nosso blog, estamos mantendo você informado e também disponibilizando matérias megainteressantes nesse período de quarentena, confira algumas delas:

>> Como será o retorno da cidade pós-coronavírus?
>> Hospedagens e a Rodoviária da cidade foram fechados!
>> Coronavírus: Tudo que você precisa saber sobre Foz e região!

Conclusão:

Após descobrir o que está reabrindo em Foz do Iguaçu e as novas normas de atendimento, esperamos que você fique informado e aguarde o melhor momento possível para realizar sua viagem!

Nós do Pop Hotel estamos ansiosos para fazer a sua hospedagem com qualidade e conforto que você merece!

Entre em contato conosco pelo whatsapp, em breve, divulgaremos mais sobre a reabertura do Pop Hotel, que está programada para o dia 30/04/20! Caso haja alguma mudança divulgaremos em nossas redes sociais!

Quem nos indica diz:

“Postando uma opção bacana de HOTEL para você que está vindo para Foz: @pophotelfoz! Localizado no centro da cidade, com um design moderno, jovem e divertido para você curtir uma estadia leve, e um café da manhã delícia e caseiro, valor bem acessível para quem procura um lugar mais em conta…”

Autor: Guia da Fronteira (Manoela de Costa) – Via Instagram.