PASSEIOS

Conheça nossas atrações locais.

Refúgio Biológico


Refúgio Biológico – História

A Itaipu Binacional é sem dúvidas a maior geradora de energia renovável do planeta, para conseguir esse título, foi preciso sacrificar mais de 8.500 propriedades, e grande parte da área florestal da região, submersa pelas águas do Lago de Itaipu. Foram mais de 170 Km de território alagado de Guaíra até Foz do Iguaçu.

No final dos anos 70, a construção da usina de Itaipu havia causado um impacto ambiental muito grande, que resultou na morte de muitos animais, por conta do alagamento e outros acabaram ficando desalojados, sem contar a perca da maior cachoeira do Planeta, conhecida como 7 Quedas de Guairá, na qual se encontra submersa pelas águas. Na época esse impacto causou revolta social, então, para resolver esse problema, em 1984 a Itaipu criou o Refúgio Biológico Bela vista, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, com uma área de 1920 hectares, na intenção de reparar o erro causado, o espaço foi criado para refugiar as diversas espécies desalojadas, equilibrando novamente a fauna e a flora da região. Nos dias de hoje o projeto mantido pela Itaipu Binacional é reconhecido no mundo todo como uma referência de preservação ambiental e preservação do ecossistema.

Diferente do que muitos pensam, o Refúgio Biológico não atua como um Zoológico, por mais que suas atividades sejam muito parecidas, o Refúgio vai muito além disso, a principal atividade não está apenas na observação dos animais, mas sim na sua recuperação. Outra observação importante é que o parque é frequentado por visitantes apenas em horários específicos para não ocorrer transtorno aos animais. As espécies contidas no Parque são reproduzidas e reintegradas à natureza, ao todo soma-se mais de 35 espécies que passaram por esse processo de reintegração.

Na intenção de reparar ainda mais os danos causados a natureza, o Refúgio Ecológico de Itaipu, foi outra área reintegrada do Parque tecnológico de Itaipu, pois passou por um processo de reflorestamento de árvores nativas da região, que hoje apresenta uma paisagem incrível de plantas e flores em um local preservado, e livre de desmatamento.

A visita até o Parque Tecnológico de Itaipu é uma visita que contém um ensinamento sobre educação ambiental, e sobre a importância da preservação das espécies ameaçadas de extinção no nosso planeta. Hoje a Itaipu Binacional, apoia causas que envolvem reflorestamento e preservação da natureza, com isto continua criando programas ambientais com o Refúgio Biológico.

Como é o passeio:

O passeio dura cerca de 2h, a grande parte da visitação é feita dentro de um ônibus bem equipado, com janelas panorâmicas para que possa observar toda a paisagem local. Durante todo o trajeto, um guia especializado do Parque, conta a história do local, e conta sobre as diversas espécies contidas em toda a extensão do Parque, e o projeto de restauração da área. O trajeto passa pelo Canal da Piracema, considerado o maior sistema de transposição de peixes do mundo, projetado para que os animais possam procriar. Após conhecer o Canal, inicia-se uma trilha pelo Refúgio Ecológico, com cerca de 2 km de extensão, durante o percurso é possível ver toda a área reflorestada pelo Parque, mais a frente ficam os animais que sofreram violência doméstica, e que não podem voltar a sua natureza de origem, com isto são tratados e bem cuidados por um equipe de profissionais. Lembrando que a reserva fica próxima ao Parque Nacional do Iguaçu o que resulta e diversos animais andando livremente pelas trilhas.

Algumas das espécies contidas no Refugio biológico são jacarés, urubu-rei, quatis, arara-vermelha, jaguatiricas, veado bororó, cervo-do-pantanal, gaviões, raposa-do-campo antas, capivaras, harpia e onça pintada.

Horários de visitação: diariamente de terça a domingo com saídas às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30.

Gostou do Refúgio Biológico Boa Vista? A Combo Iguassu, agência mais especializada em turismo de Foz do Iguaçu e região, te leva para conhecer este cativante atrativo da cidade, com transporte climatizado e motoristas credenciados, e principalmente com muito conforto e segurança, prezando sempre pelo bem-estar dos clientes.

Para saber mais acesse: Combo Iguassu




Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde