PASSEIOS

Conheça nossas atrações locais.

Parque das Aves


O Parque das Aves é considerado por muitos o “Santuário das Aves”, é o segundo atrativo mais visitado da cidade de Foz do Iguaçu e região, conhecido por abrigar mais 1.400 aves e 150 espécies de aves, sendo mais de 50% delas vindas de apreensões de contrabando de animais. Com mais de 16 hectares de Mata Atlântica, o Parque busca um mundo melhor, onde as pessoas possam viver em harmonia com a natureza.

Como surgiu o Parque das Aves

O Parque das Aves foi inaugurado oficialmente no dia 07 de outubro de 1994. Quer saber quem fundou o Parque das Aves? Ou quem teve essa ideia maravilhosa de preservar a extinção dessas aves mais de 100 espécies, contidas no Parque das Aves?

Para responder essas perguntas vamos voltar um pouco no tempo. Dennis Croukamp foi quem teve essa ideia, ou melhor dizendo, esse sonho. Na década de 70 na África casou-se com a veterinária Anna-Sophie Helene, e tiveram duas filhas Anna-Luise e Carmel.

Já na década de 80, Dennis e Anna ganharam sua primeira ave, um filhote de Papagaio-do-congo, que se tornou um membro oficial da família, após um tempo foram trazidas outras aves da mesma espécie, e em pouco tempo o quintal estava repleto de aves. Após uns anos a família se mudou para o Reino Unido, para uma ilha chamada de Man na década de 90, lá um grande amigo de Dennis sugeriu a ideai de criar um parque de crocodilos em Foz do Iguaçu no Brasil, Dennis então percebeu que deveria construir algo ainda melhor, e resolveu naquele momento que construiria o “Parque das Aves”, a história não acabou por ai.

As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros enviados pelo Ibama. John Leggatt outro amigo da família, veio para Foz do Iguaçu para ajudar na fundação do Borboletário.

Dennis ficou muito doente um tempo depois da grande realização de seu sonho. E dois anos depois de elaborar o Parque das Aves, ele faleceu, na Ilha de Man, aos 70 anos de idade. Hoje existe um memorial dedicado a ele em seu lugar favorito do Parque, no Viveiro Aves de Rios e Mangues. Hoje, quem comando o Parque é a Dra. Carmel Croukamp (filha de Dennis), diretora geral do Parque das Aves desde 2010, ela continua espalhando a essência e todo amor que seu pai tinha pelas aves, e ajudando na preservação das diversas espécies contidas no Parque.

Como é o passeio tradicional no Parque das Aves

O passeio tradicional do Parque das Aves tem duração de 1h a 2hs, com uma caminhada num ambiente fresco, composto por mito ar puro da mata nativa, alguns viveiros são de observação, já outros é liberada a entrada para os visitantes, durante a caminhada existem outros setores como: repteis e borboletário, finalizando com uma lanchonete e loja de lembranças.

Forest Experience

A tribo Guarani te recepciona nesse passeio oferecendo pelo Parque das Aves, de acordo com a tradição da tribo, quando recebem uma visita na aldeia, é de sua cultura realizar uma celebração, que envolve muita dança, comida e um cerimonial do tabaco. Somente depois dessa cerimônia é se conhecem. Através do Forest Experience, os Guaranis lhe convidam a vivenciar uma experiência única, mostrando um pouco da sua cultura, em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.

Preparasse para uma experiência mágica e diferente de tudo que você já viveu.

- Atrativo disponível somente duas noites por semana.

- A celebração é diferente a cada noite, pois ocorre de acordo com o que os membros da aldeia estão sentindo junto ao grupo, pois esta é uma experiência que precisa ser participativa.

- O atrativo é para maiores de 18 anos, mas jovens de 16 e 17 anos podem participar somente se estiverem acompanhados de um adulto responsável. Além disso, a trilha é acessível a cadeirantes.

O passeio ocorre todas as terças e quintas, as 19h30, com duração de aproximadamente 2h30;

Backstage Experience

O passeio “Backstage Experience” proporciona ao visitante a experiência de participar dos bastidores de como é realizado o trabalho de recuperação e conservação pelos profissionais do Parque das Aves, durante um tour de 1h30, com direito a um passe que garante uma entrada adicional para visitar o Parque das Aves em outra ocasião. O passeio inclui acesso a algumas áreas restritas, e também oferece a oportunidade de entrar em contato com algumas aves, e alimentar os tucanos, flamingos, entre outros. Com certeza é uma experiência diferente do passeio tradicional, com um contato tão próximo dessas aves tão lindas, o passeio vale muito a pena.

O passeio ocorre diariamente as 7h30, 10h30 e 16h, com duração de 1h30;

Aprendendo sobre Educação ambiental

Um dos propósitos do Parque das Aves é a Educação ambiental, que nada mais é, que conscientizar a sociedade sobre a importância da natureza em nossas vidas, e mostrar os danos que elas causam a natureza e a nós mesmos. O Parque investiu, e continua investindo muito nessa causa da educação ambiental, o Parque acredita que a educação ambiental é essencial no processo de conservação das espécies e enxerga a chance de mostrar ao público visitante a importância de cuidar da Mata Atlântica a dos animais que abitam nela.

Borboletário

Na sua intenção de inovar o Parque das Aves em todos os aspectos surgiu uma brilhante ideia que criou um setor diferente de todos, montando um viveiro delicado e encantador, dedicado a inúmeras espécies de borboletas e beija-flores, que encantam a todos os visitantes dos lugares. La você encontra borboletas de todos os tamanhos e cores, trazendo ainda mais vida e cor ao Parque.

Outras espécies de animais

O Parque abriga além das aves outras espécies de animais que vão te fascinar.

Outras espécies que vive lá são as cobras, normalmente as sucuris, maiores serpentes do mundo, causam fascinação e extremo medo aos que visitam o lugar, mas no Parque das Aves, você poderá conhecer de perto essa espécie cujo desmatamento está afetando seu habitat.

As jiboias são conhecidas como ótimas nadadoras, mas passam a maior parte do tempo na terra, em troncos ocos ou tocas abandonadas. No Parque das Aves, você pode observar de perto o comportamento delas, que por incrível que pareça é tranquilo, pois não são animais agressivos, mas são bastante ameaçadas pela caça e comércio ilegal.

O Jacaré-de-papo-amarelo, espécies que é comum as pessoas terem receios, pois sua própria aparência nos remete medo de se aproximar, mais no parque não vivem apenas os jacarés-de-papo-amarelo. Lá você ainda encontra tigres-d’água e algumas espécies de peixes, como carpas e tilápias, todos vivendo em harmonia, mudando a imagem de predador, e da cadeia alimentar agressiva.

Aprendendo sobre a natureza

Um passeio educativo, dedicado para as escolas onde as crianças podem se sentir parte da natureza e ter um contato próximo, além de diversas experiências com as espécies do lugar, aprendem também sobre lições de como cuidar melhor da natureza, e sobre a importância da preservação das espécies para o planeta, além de programas educativos para o público visitante onde explicam sobre a Mata Atlântica e a importância dela no nosso planeta.

Estacionamento

Para melhorar a sua segurança o Parque das Aves oferece estacionamento próprio e gratuito aos visitantes, mais fique a tento, pois nos feriados ou finais de semana, o movimento do lugar costuma ser grande, e o estacionamento pode lotar, recomendo que chegue cedo para garantir sua vaga, você tem a opção também de deixar seu carro no estacionamento privado logo ao lado.

Estrutura

O Parque conta com uma estrutura impecável e bem organizada, o Parque das Aves oferece lanchonetes, banheiros sempre bem higienizados, uma loja de souvenirs e outros pequenos objetos de lembrança, o monitoramento é feito 24h por dia, além de segurança constante a todos que visitam o atrativo.

Valor dos ingressos para o atrativo

Ingresso: R$ 45,00 por pessoa

Crianças até 8 anos não pagam entrada.

O passeio tradicional ocorre diariamente das 8h30 às 17h;

O passeio não inclui alimentação e transporte ao local;

Cuidados a serem tomados para realizar o Passeio

- Tenha sempre uma garrafa de água.

- Use roupas confortáveis e calçado apropriado para a caminhada.

- Respeite as normas de segurança.

- Não alimente as aves nos viveiros onde a entrada é permitida.

- Use protetor solar.

- Em casos de alergia a insetos, tenha um repelente na bolsa.

Endereço do Parque das Aves

O Parque das Aves fica localizado Av. das Cataratas, KM 17.1 - Foz do Iguaçu - PR - ao lado do Parque Nacional

Para saber mais acesse o site, descubra outras curiosidades sobre o atrativo: Parque das Aves.

Quer saber mais sobre os principais passeios da tríplice fronteira? A combo Iguassu parceira do Pop hotel oferece os melhores preços para os atrativos da cidade, considerada uma das melhores agências de turismo de Foz do Iguaçu, ela oferece transportes climatizas, prezando pelo conforto, segurança e bem- estar dos clientes, com uma de suas bases anexadas ao Pop Hotel, oferecendo um atendimento incrível os hospedes, proporcionando momentos incríveis e experiências memoráveis para você e sua família.

Acesse nosso site: Combo Iguassu Turismo




Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde