Skip to main content

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

Consultar

O Parque Nacional do Iguaçu, está localizado no estado do Paraná, e abriga a maior parte da Floresta Atlântica da região sul do Brasil. O local contém uma riquíssima biodiversidade, formada por espécies da fauna e flora brasileiras, das quais algumas estão sendo ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo, o papagaio-de-peito-roxo, o gavião-real, entre muitas outras espécies de aves protegida pelo Parque Nacional do Iguaçu.

A grande quantidade de paisagens e beleza das Cataratas do Iguaçu, fizeram com que o Parque Nacional do Iguaçu se tornasse a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser caracterizada como “Sítio do Patrimônio Mundial Natural” pela UNESCO, no ano de 1986.

As Cataratas do Iguaçu percorrem aproximadamente 2.700 metros de extensão, dos quais menos da metade estão do lado brasileiro e a grande maioria do lado argentino. As Cataratas são compostas por aproximadamente 270 quedas d’água de acordo com o volume de água do rio apresenta. Cada queda d’água foi nomeada de acordo com o seu tamanho e característica, entre elas alguns nomes são: Floriano, Deodoro, Benjamim Constant, mas, o mais famoso é a Garganta do Diabo, a maior queda composta pelo atrativo.

O Parque nacional do Iguaçu percorre 14 municípios do Paraná: Capanema, Capitão, Leônidas Marques, Santa Lúcia, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Diamante do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Ramilândia, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

O principal objetivos do Parque Nacional é Proteger o território da mata atlântica e conservar a paisagem das Cataratas do Iguaçu e as espécies contidas nela.

História do Parque

A área abriga grande quantidade de sítios arqueológicos. A origem da palavra “Iguaçu” é indígena-guarani, já que o lugar era habitado por tribos quando foi desbravada, o seu significado de acordo com a origem é “água grande”. Historicamente o lugar foi cenário das missões jesuítas, um tempo depois os Bandeirantes paulistas expulsaram os então jesuítas espanhóis, permanecendo sobre o domínio de Portugal toda aquela região do então Parque Nacional do Iguaçu. O Parque foi incluído na “lista dos Patrimônios Naturais da Humanidade”, em novembro de 1986.

Você sabia que rochas do Parque Nacional do Iguaçu se originaram de processos vulcânicos? Estudos confirmam que o então chamado vulcanismo de fendas ocorreu na região aproximadamente a 120 milhões de anos atrás, resultado nesse espetáculo da natureza, unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú. Na Argentina, o Parque faz parte do mais importante refúgio biológico do Centro-Sul da América do Sul, totalizando mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.

Entre as quedas d’água, são 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro e os demais no lado argentino. A maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário da parte brasileira.

As Cataratas do Iguaçu é a principal atração turística do Paraná, e segunda maia visitada do Brasil, perdendo somente para o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Além do passeio tradicional pelas Cataratas, o Parque Nacional oferece atrativos a parte para você curtir ainda mais.

Trilha do Poço Preto: A trilha é uma releitura de como era o caminho que os índios da região usavam para contornar as Cataratas do Iguaçu. Com 9 Km que podem ser feitos com caminhada, bicicleta ou carro elétrico. A trilha é realizada com guias bilíngues que falam sobre a fauna e flora, e orientam sobre as histórias que aconteciam na região do Parque Nacional do Iguaçu.

Trilha das Bananeiras: Com 1,5 Km de caminha, que pode ser feito a pé ou com veículo elétrico. É possível avistar pequenas lagoas onde são encontrados pássaros de hábitos aquáticos e exuberante vegetação, a trilha oferece também a incrível possibilidade de se banhar nas águas do Parque Nacional do Iguaçu.

Macuco safari + Cachoeirismo: Que tal ver de perto as quedas d’água das Cataratas num passeio de barco cheio de aventura, pelas correntezas mais fortes das Cataratas, podendo ver ainda mais de perto toda a exuberância de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo no Parque Nacional do Iguaçu.

Voo de helicóptero: Neste passeio você pode apreciar de cima a grandeza das Cataratas do Iguaçu. Com o passeio de helicóptero você tem a experiencia de conhecer toda a extensão das Cataratas, o voo dura em média 15 minutos, e percorre pelas redondezas do atrativo, sendo possível observar o lado brasileiro e o lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu.

Aspectos Naturais

As Cataratas do Iguaçu ficam no extremo oeste do Paraná, na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, a aproximadamente 17 km do centro de Foz do Iguaçu e faz fronteira com a Argentina.

Quem vier para foz do Iguaçu de carro pela BR 277, tem a possibilidade de ver um pouco o Parque Nacional do Iguaçu durante a viagem, e poder observar a enorme extensão do Parque.

O Parque é uma das maiores reservas florestais da América do Sul e apenas a parte onde ficam as Cataratas está liberada à visitação. A unidade abriga a maior remanescente da floresta Atlântica.

O clima da região é temperado, com algumas estações secas, com temperatura média entre 20ºC e 35ºC na maior parte do ano. As chuvas são frequentes o ano todo, algumas abundantes. O clima costuma ser quente, pela enorme quantidade de água espalhada pela redondeza do lugar, o inverno costuma ser tranquilo, são poucos os dias que fazem realmente frio na Cidade de Foz do Iguaçu.

Já a fauna é bastante diversificada e apresenta cerca de 340 espécies de aves, 50 espécies de mamíferos, 60 de répteis, 12 de anfíbios e 700 de borboletas de acordo coma última pesquisa sobre o território. Com aproximadamente 70 espécies de peixes nos rios, foi identificada pouco menos da metade dessas espécies, algumas delas como aves, macuco, jacutinga , mamíferos como o guariba, a onça pintada, a lontra, a onça parda e o gato do mato maracajá, já estão incluídas em listas de fauna ameaçada de extinção e dependem da conservação do seu habitat no Parque Nacional do Iguaçu, por isso é muito importante a preservação desse território tão importante para o planeta.

Os brasileiros obtêm 50% de desconto do valor integral, já cidadãos do Mercosul pagam um valor um pouco mais alto.

Para saber mais sobre o transporte e passeio em Foz do Iguaçu, acesse o site da combo Iguassu, e saiba tudo sobre a agencia mais especializada em turismo da tríplice fronteira. Oferecendo transportes climatizados, conforto e principalmente, segurança aos clientes.

O parque está aberto diariamente das 9h às 17h e pode ser visitado durante o ano todo. Os meses de menor fluxo de visitantes são junho e julho caso queria visitar, e conhecer de perto toda a beleza do Lugar.

Caso queira um transporte especializado, climatizada e seguro, a Combo Iguassu é a melhor agência de turismo da Tríplice Fronteira, com os melhores preços, para você conhecer todos os atrativos de Foz do Iguaçu e região. A Combo é parceira do Pop Hotel em tornar sua viajem ainda mais emocionante e inesquecível, procure pela base da Combo Iguassu anexada ao Pop Hotel, e saiba todos os pacotes promocionais que a Agência oferece para você.

Para saber mais acesse o site: Combo Iguassu