parque das aves em foz do iguaçu

Parque das Aves em Foz do Iguaçu recebe certificação nacional em bem-estar animal

Você conhece o Parque das Aves em Foz do Iguaçu? E você sabia que eles receberam um certificado importantíssimo recentemente?

O Pop Hotel ama compartilhar boas histórias, ainda mais se for uma tão incrível assim!

Quer saber mais? Então vem com a gente, viajante!

Parque das Aves em Foz do Iguaçu || O que é?

O Parque das Aves é, atualmente, o segundo atrativo mais visitado da cidade, estando atrás apenas da nossa musa maior, as Cataratas do Iguaçu.

E você sabe o que de fato é o Parque das Aves em Foz do Iguaçu? Se sua resposta for não, sem problemas, meu amigo viajante, nós iremos te explicar tudinho!

Bora lá?

Bom, pra começar, o Parque das Aves é de extrema importância para nós e para a natureza. Vou te contar o porquê!

O Parque das Aves em Foz do Iguaçu é a primeira e única instituição, no mundo todinho, que foca na preservação das espécies de aves nativas da Mata Atlântica.

O objetivo do parque é colaborar para acabar de vez com a crise de conservação que aflige tanto nossas florestas quanto os animais que nela habitam!

Veja também: Parques em Foz do Iguaçu

parque das aves em foz do iguaçu borboletario
Visitante no Parque das Aves || Cedida pelo atrativo

História do Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Como toda boa ação sempre há uma história por trás, com o parque não seria diferente.

Começou em 1976, com o relacionamento entre duas pessoas amantes de animais: Anna-Sophie Helene e Dennis Croukamp. Eles se conheceram em Namíbia, na África, e como lírio do deserto, o amor deles floresceu.

E junto desse amor, duas filhas lindas e… um papagaio?

Pois é. O casal ganhou um filhotinho de papagaio-do-congo, a quem apelidaram de Pumuckl. Este foi o primeiro de várias aves que a família trouxe para o quintal de casa.

Por volta de 1990 que a família se mudou para a Ilha de Man, no Reino Unido. Foi quando um amigo deles sugeriu que eles abrissem um parque de crocodilos em Foz do Iguaçu.

De nariz torcido e com uma ideia em mente, Dennis contradisse: Gosto de Aves. Então criaremos um parque de aves.

Em 1993, com uma edição de “Português em três meses” e o pequeno Pumuckl nos ombros, a família comprou cerca de 16 hectares ao lado do Parque Nacional e iniciaram a construção do que hoje conhecemos como Parque das Aves em Foz do Iguaçu.

O casal se desdobrou para cuidar das filhas e construir o parque, planejando tudo cuidadosamente para que nenhuma árvore nativa fosse derrubada. Gastaram todas as suas economias no parque e, graças a ajuda de diversas pessoas, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu tomou forma no começo de 1994.

As primeiras aves chegaram através de doações ou emprestadas de outros zoológicos, além de alguns animais resgatados pelo Ibama. Algumas das espécies vieram até de outros continentes.

Neste mesmo ano, um amigo próximo da família, John Leggatt, veio para Foz a fim de ajudar no parque. Ele foi parte importante da fundação do Borboletário e até hoje ele continua com seu magnífico trabalho.

Em 7 de outubro de 1994 o Parque das Aves em Foz do Iguaçu foi oficialmente inaugurado.

Infelizmente em 1996, aos 70 anos de idade Dennis ficou muito doente e veio a falecer. Atualmente existe um memorial dedicado a ele no Viveiros de Aves de Rios e Mangues, seu lugar favorito do parque.

Anna teve que cuidar do parque, mas graças a uma equipe maravilhosa, ela nunca esteve sozinha.

Veja também: Curiosidades sobre os rios Iguaçu e Paraná

Trabalho do Parque das Aves

Quem visita o Parque das Aves em Foz do Iguaçu certamente sai encantado com o trabalho dos biólogos e cuidadores por lá!

Para se ter uma noção, o parque atua em diversos projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção. Uma dessas espécies é o mutum-de-alagoas, salvo da extinção pelo parque e reintroduzido a natureza depois de 40 anos.

Em 2010 o parque decidiu focar na conservação dessas espécies. A iniciativa veio depois da Dra. Carmel Croukamp, diretora geral do parque, ficar sabendo do desaparecimento da pombinha pararu-espelho.

Hoje, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu trabalha com afinco no resgate de aves apreendidas do tráfico de animais silvestres, fornecendo um ambiente acolhedor e, quando possível, devolvendo-as a natureza, que é o seu lugar.

Dia após dia, o parque investe na pesquisa e na reprodução de espécies catalogadas em programas de conservação.

São mais de 1300 de mais de 130 espécies presentes Parque das Aves em Foz do Iguaçu.

Além desse trabalho lindo com as aves, e também alguns répteis como o jacaré-de-papo-amarelo, a sucuri-verde e a iguana, o parque dedica-se em educar crianças e capacitar educadores com o dinheiro arrecadado da venda de ingressos e dos produtos vendidos na lojinha, restaurantes e quiosques pelo parque.

Veja também: Roteiros para Foz do Iguaçu

parque das aves em foz do iguaçu
Arara-Vermelha || Cedida pelo atrativo

Parque das Aves em Foz do Iguaçu || Certificação

A mais recente conquista do Parque das Aves em Foz do Iguaçu foi o certificado nacional em bem-estar animal.

Essa é a segunda certificação que o parque recebe em menos de dois anos. A anterior foi no ano de 2019, quando o Parque das Aves se tornou o primeiro e único zoológico do Brasil internacionalmente acreditado pela Alpza – Associação Latino-americana de Parques Zoológicos e Aquários.

Mas o que é essa certificação? Pra que ela serve? Vem cá que eu te explico, viajante!

A certificação serve para assegurar que os processos realizados no parque garantem o bem-estar dos animais. No território brasileiro, apenas 10 instituições possuem esse certificado.

O processo estava travado desde 2019, por conta da pandemia do Coronavírus.

O responsável por averiguar os documentos do parque e dispor de uma assembleia para a tomada da decisão foi a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, a AZAB.

Veja também: Os lugares mais lindos do Brasil

Importância da certificação

Há um tempo que os zoológicos e aquários mudaram sua postura em relação ao seu foco. Se antes eles atuavam em prol do entretenimento, hoje a prioridade é a proteção ambiental.

Para que eles continuem funcionando, é preciso se apoiar em quatro pilares importantes: a conservação, a pesquisa, o lazer e a educação ambiental.

Essa certificação da AZAB garante que essas instituições proporcionem cuidados aos animais do mais alto padrão.

A associação acredita que é agindo com essa excelência que os objetivos de conservação, pesquisa, lazer e educação ambiental serão atingidos.

Dentro dos requisitos para se conquistar o certificado estão:

» Um ambiente que estimule os animais;

» Um ambiente que dê apoio tanto aos animais quanto aos funcionários e ao público;

» Condições para oportunidades educacionais de aprendizado sobre conservação, priorizando o bem-estar animal e seus hábitos naturais;

» Capacitar os colaboradores para que consigam prestar os melhores cuidados possíveis aos animais;

» Manter número de animais não superior a capacidade de alcançar um elevado padrão de cuidado.

Veja também: Passeios gratuitos em Foz do Iguaçu

Como foi o processo?

Antes de receber o certificado, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu passou por um processo rigoroso de avaliação.

O processo começa com a visita de dois auditores que avaliam cerca de 111 itens em um dia de visita. Eles são avaliados como “aceitável”, questionável” ou “inaceitável”.

E para receber a certificação, o parque deveria ajustar e adequar qualquer que fosse o item indicado entre os dois últimos.

Os temas dos critérios exigidos incluíram nutrição, ambiente, saúde, comportamento, estado mental, registro de animais, saúde e segurança, instalações físicas e equipe.

Veja támbém: Refúgio Biológico – Nasce filhote de Gato-Maracajá

parque das aves em foz do iguaçu
Maracanã-Verdadeiro || Cedida pelo atrativo

Parque das Aves em Foz do Iguaçu || Conclusão

E aí, o que achou dessa notícia incrível? Acredito que todos estamos imensamente felizes pelo Parque das Aves em Foz do Iguaçu! Nós do Pop Hotel estamos muito animados para que você venha e visite esse lugar fantástico.

Botão de ingresso

Não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais, assim você fica sempre por dentro de novidades incríveis, como essa!

Aproveita e dá uma passadinha no nosso blog, lá tem uma porção de matéria show pra você!

Se vier a Foz do Iguaçu e quiser visitar o Parque das Aves e outros atrativos da cidade, conte com o Pop! O Raphael Lorranh confiou em nós para ter uma viagem fantástica, dá uma olhadinha no que ele publicou no Instagram!

Um enorme abraço e nos vemos numa próxima!

Outras matérias que você pode gostar!

» História das Cataratas do Iguaçu

» 5 motivos para visitar a Terra das Cataratas

» Lugares para viajar sozinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 3 =