NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

O Multiculturalismo presente na Tríplice Fronteira



Assimilar Foz do Iguaçu diretamente as Cataratas, é um ato muito comum entre os turistas que estão pela tríplice fronteira, ou que pretendem em breve desembarcam nela. Porém o que poucos sabem, ou talvez nem imaginam, é que, a cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu abriga muitas outras características importantes que vão além do famoso fenômeno natural. A localização privilegiada em conjunto com sua identidade turística, proporcionam a Foz do Iguaçu uma atenção diferenciada que não se resume apenas ao turismo, mas a população que compõe a cidade fronteiriça.

Situada em meio a Tríplice Fronteira, Foz do Iguaçu em conjunto com suas cidades ‘hermanas’, Ciudad Del Este – Paraguai e Puerto Iguazú – Argentina, formam uma região metropolitana internacional onde habitam cerca de 1 milhão de pessoas. Neste espaço privilegiado, Foz do Iguaçu se destaca, sendo uma cidade que concentra cerca de 80 etnias pela região. Tamanha diversidade cultural esta, que pode ser encontrada facilmente pelas ruas da cidade. Seja com a arquitetura diferenciada dos templos religiosos, ou na diferenciada gastronomia difundida pela região, é fácil encontrar os traços do multiculturalismo presente aqui.

Saiba mais: Descubra quais são os principais pontos turísticos da Tríplice Fronteira!

Na cidade pode-se encontrar comida indiana, chinesa, italiana, mexicana, entre outros, mas o que faz sucesso de verdade pelas ruas da cidade é gastronomia única árabe. Pelo centro da cidade o que mais pode-se observar são lanchonetes que vendem o famoso ‘Shawarma’, um sanduíche rápido, feito à base de pão sírio com recheio de frango ou carne bovina (preparada de maneira tradicional pelos árabes), ou com as duas opções de carne na versão ‘mista’. A iguaria inclui ainda tomate, repolho, batata frita e o amado molho de alho. O lanche árabe faz sucesso com os moradores locais sendo um dos itens mais apreciados e consumidos da gastronomia árabe na região. É uma desfeita visitar Foz do Iguaçu e não experimentar essa maravilha!

Outro ponto importante que destaca a diversidade da região é a religião. Conhecida como uma das cidades com maior diversidade religiosa do Brasil, Foz do Iguaçu abriga templos onde as crenças, valorizadas. Por isso, pensando em tudo de melhor que nós da região fronteiriça temos a oferecer, hoje o Pop Hotel vai te apresentar alguns pontos turísticos da região que reforçam a presença dessa diversidade cultural encontrada fronteira. Então se você está planejando viajar para Foz do Iguaçu muito em breve, não pode deixar de conhecer e aproveitar estes lugares que vamos te apresentar agora! Afinal não é sempre que se desembarca em uma cidade cosmopolita como Foz do Iguaçu, não é mesmo?

Templo Budista Chen Tien

Fruto da comunidade chinesa presente na tríplice fronteira, o Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996, sendo o segundo maior templo budista da América Latina! Composto por um exuberante jardim onde algumas estátuas de figuras sagradas estão dispostas, a principal delas é dá o Buda Mi La Pu-San que ganha destaque no templo com sua magnífica estátua de cerca de 7 metros de altura na região central do local. No templo existem ainda, cerca de 120 estátuas dispostas pelo pátio principal que representam as diferentes reencarnações de Buda. No templo principal conhecido como a Casa do Mestre, os visitantes podem ainda acender incensos e realizar pedidos. Localizado em uma região alta de Foz do Iguaçu, o templo budista proporciona uma visão panorâmica da cidade que fica ainda mais magnífica com a presença do pôr do sol. No local os visitantes poderão não só apreciar a beleza das estátuas como também ter um contato mais íntimo da filosofia Budista e ainda um momento de reflexão e interiorização.

O Multiculturalismo presente na Tríplice Fronteira

(Foto: Avant)

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Abrigando a segunda maior colônia árabe do Brasil – ficando atrás apenas de São Paulo, em Foz do Iguaçu, bem no centro da cidade, os turistas podem encontrar a mesquita árabe Omar Ibn Al-Khattab. Nomeada com o segundo nome mais importante da religião islâmica, a mesquita está aberta à visitação, sendo o local ideal para visitantes que buscam compreender um pouco mais sobre a rica cultura árabe. Inaugurada em 1983, a mesquita apresenta uma magnífica arquitetura possuindo uma sala oval com aproximadamente 400m², além de duas majestosas torres que antigamente exerciam a importante função de emitir o chamado à oração. Seu interior é ainda decorado com arabescos e figuras geométricas. Presentes no local estão guias que explicam as normas do templo e tiram dúvidas dos visitantes enriquecendo ainda mais o passeio.

Mas fique atento, a mesquita tem algumas restrições relacionadas a vestimenta, principalmente para mulheres. Por isso, na hora da visitação é bom estar preparado, nada de saias curtas, blusas com decote ou que mostre os ombros. O ideal é utilizar roupas compridas confortáveis, que cubram ombros, busto e pernas. No local, as mulheres também devem fazer uso de véu sobre os cabelos, mas não se preocupe, geralmente esse acessório é fornecido na entrada do local. Tanto mulheres quanto homens, devem ainda retirar os sapatos para adentrar o interior do templo. Todas essas normas são características da cultura e religião muçulmana por isso devemos respeitá-las. Após a visitação a mesquita, os visitantes ainda têm a possibilidade de experimentarem algumas iguarias da cultura árabe na Doceria localizada em frente ao local.

Mesquita Al-Khulafa Al Rashidin

Já que estamos falando de cultura árabe, temos mais uma indicação de Mesquita na região fronteiriça. Por mais que não esteja situada em Foz do Iguaçu e sim e Ciudad del Este – Paraguai, a Mesquita Al-Khulafa Al Rashidin pode ser facilmente acessada pelos turistas. Inaugurada recentemente, a construção da mesquita contou com a colaboração da comunidade mulçumana presente na tríplice fronteira. Levando cerca de 4 anos para ser finalizada, a construção custou uma média de um milhão de dólares.

Com uma cúpula branca de 18 metros de altura, e duas torres de 35 metros que circundam a mesquita, a obra é uma das maiores mesquitas árabes da América Latina e chama atenção pela sua arquitetura única e majestosa. Seu exterior ainda, contém um revestimento de pedras e materiais trazidos exclusivamente do Oriente Médio, e em seu terraço, os visitantes podem apreciar de uma bela vista panorâmica de Ciudad del Este. A mesquita Al-Khulafa Al Rashidin também está aberta à visitação, sendo umas das atrações do passeio By Night Paraguai oferecido pela nossa parceira de viagens a Combo Iguassu. Assim como a mesquita em Foz do Iguaçu, a mesquita em Ciudad Del Este também tem restrições quanto vestimenta por isso fique atento!

O Multiculturalismo presente na Tríplice Fronteira

(Foto: Tarobá Hotel / Combo Iguassu)

Ruinas de San Ignácio

Consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1984, as Ruinas de San Ignácio são um espetáculo aos olhos por si só. Localizadas um pouco distante da região fronteiriça – cerca de 250 km de Foz do Iguaçu, as Ruinas de San Ignácio são um prato cheio para quem quer encontrar um pouco das raízes da cultura argentina. Cheias de detalhes, as ruínas que revivem um pouco da história que compôs as missões jesuíticas, podem ser observadas de perto. As estruturas que ainda resistem em pé, são um prato cheio para os que querem conhecer ainda mais sobre os povos que residiram ali e sobre a formação da sociedade argentina! Com guias que explicam e deixam um passeio muito mais rico, as Ruinas de San Ignácio são um atrativo histórico esplêndido que vale a pena ser visitado!

Saiba mais: Brasil, Paraguai e Argentina: Saiba a documentação exigida para visitar a Tríplice Fronteira sem imprevistos!

Igreja de San Lucas

Não muito diferente das igrejas ao qual já estamos acostumados, a Igreja de San Lucas fica localizada em Ciudad del Este e é considerada a igreja mais bonita do Paraguai, além de ser a principal de Ciudad de Este. Com uma arquitetura esplêndida e cores vivas, tendo o seu chão da porta de entrada até o altar feito em mármore trazida da Itália como doação, os seus bancos de cedro também são fruto de doação, mas de famílias paraguaias, que tiveram como forma de agradecimento, seus nomes talhados nos encostos dos bancos. Ainda, ao lado da porta principal, há ainda uma figura que retrata a história da padroeira do Paraguai, Nossa Senhora de Caacupe. Toda a beleza que compõe o interior da catedral já é um espetáculo à parte aos visitantes. A igreja de San Lucas entra nesta lista por ser uma das igrejas mais importantes da comunidade paraguaia!

O Multiculturalismo presente na Tríplice Fronteira

(Foto: Tarobá Hotel / Combo Iguassu)

La Feiriña

Por último, uma opção um pouco distante das anteriores apresentadas, a Feirinha de Puerto Iguazú! Um passeio bastante tradicional da tríplice fronteira, a feirinha de Puerto Iguazú é o local ideal para os visitantes que querem imergir na cultura argentina. O local, pequeno e simples, é uma feirinha comum, mas com um charme característico argentino. Composta por comerciantes locais que comercializam produtos muitas vezes produzidos por eles mesmos, na feirinha você vai encontrar salames, queijos e embutidos, azeitonas recheadas, vinhos, doces de leites, alfajores, azeite de litro, entre outras coisas. Tudo a um preço muito convidativo. Embora a feirinha tenha este caráter comercial, o local ainda é excelente para os turistas que procuram experimentar a gastronomia argentina! Afinal, localizada no centro da cidade, a feirinha está rodeada de restaurantes onde se pode apreciar a culinária argentina, porém, na própria feirinha existem alguns barzinhos que são excelentes para provar alguns quitutes típicos como as tradicionais picadas – uma tábua de frios, e as famosas empanadas argentinas!

Saiba mais: Vai viajar para Foz do Iguaçu em breve? Saiba o que não pode faltar na sua mala de viagem!

Você já conhecia estes pontos turísticos? Ficou com vontade de conhecer? Sem problema! Saiba que a nossa parceira de viagem, a agência Combo Iguassu, oferece todos esses passeios e ainda vários outros com preços exclusivos e formas de pagamento incríveis! A agência também oferece transfers para você circular pelos atrativos com tranquilidade. Aproveite!

Viajando para Foz do Iguaçu? Se hospede no Pop Hotel, somos um hotel econômico, prático e moderno, pronto para atendê-lo da melhor forma e ainda estamos localizados na região central de Foz do Iguaçu! Aproveite!

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde