Notícias de Foz do Iguaçu: Como será o retorno da cidade Pós-Coronavírus?

Notícias de Foz do Iguaçu durante a pandemia do Coronavírus:

Assim como a maioria da população regional, você deve estar acompanhando as notícias de Foz do Iguaçu sobre o Coronavírus, como está o controle, rotina e saúde da população diante desse novo cenário do país.

Um novo assunto que está repercutindo e tomando conta dos debates, é como ficará todo comércio e rendimento da cidade quando a pandemia finalmente passar!

Mas não se preocupe, o Pop Hotel, fez essa matéria para ajudá-los a entender, basicamente, tudo que vem sendo feito para a fase pós-covid 19 ser menos impactante, a todos os profissionais que trabalham na cidade.

Planos na cidade:

Centro de Foz do Iguaçu

Centro de Foz do Iguaçu

Na terça-feira passada (31/03) Faisal Ismail, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), se reuniu com o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, para discutir um dos assuntos mais postos em pauta pela população local: Como retomaremos as atividades comerciais em Foz do Iguaçu depois do Coronavírus?

Essa reunião teve participação de outras entidades e gestores da Prefeitura de Foz, através de teleconferência, que se tornou um meio de comunicação cada vez mais usado, nessa época de isolamento.

O pronunciamento do prefeito, foi que até dia 03 de abril, o governo municipal faria um diagnostico epidemiológico, tendo bases amostras estatísticas de testes da população local; no dia da reunião, Chico Brasileiro, também informou que faria no dia 04 de abril uma teleconferência com o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sobre os relatórios de até então, de todas as medidas restritivas que foram implementadas em reduzir o pico de demanda médica.

Notícias Foz do Iguaçu em foco:

No mesmo dia, uma observação aos dados positivos do coronavírus na cidade seria analisado, junto das entidades da sociedade civil organizada e Ministério Público, além de debater os mais prováveis cenários futuros que a pandemia teria na região.

Após todas essas observações, o governo tomaria decisões de como retornar gradualmente as atividades econômicas do município, mantendo as responsabilidades sanitárias. O prefeito Chico Brasileiro, entregou o documento com passo a passo sobre isso.

Segundo ele em geral, o resultado desse debate, traz a Foz do Iguaçu notícias muito boas já que ele define uma linha, ou cronograma de avanço no plano de retorno gradativo do comércio da cidade, mantendo serenidade, segurança, seriedade e responsabilidade necessárias durante o Coronavírus.

Mesquita Árabe - Centro de Foz do Iguaçu

Mesquita Árabe – Centro de Foz do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo.

Quem mais participou da reunião?

Estavam presentes no encontro o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagin; o diretor da Faciap, João Batista de Oliveira; o presidente do Comtur, Carlos Silva; o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez; a presidente do Observatório Social Brasil – Foz, Leonor Venson; o presidente interino do Sindilojas, Itacir Mayer; o vice-presidente do Fundo Iguaçu, Camilo Rorato e o consultor do Sebrae/PR Marcelo Padilha.

Gilmar Piolla, secretário municipal de Turismo, Insdústria, Compercio e Projetos Estratégicos; o secretário municipal de Saúde, Nilton Bobato; o supervisor técnico da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Roberto Valiente Doldan também foram outras figuras públicas na reunião.

Leia também: Hospedagens e Rodoviária da cidade foram fechados!

Mais ações em Foz:

Outras medidas têm sido feitas pela ACIFI para contribuir no combate ao Coronavírus em Foz do Iguaçu, como:

  • Liberação de crédito às empresas da cidade;
  • Busca de fornecedores;
  • Busca de captação de recursos para se realizar testes rápidos e em massa;
  • Apoio ao Grupo Pró-Heróis;
  • Parcerias com a Itaipu Binacional e Programa Oeste em Desenvolvimento;
  • Ações de incentivo ao retorno das atividades econômicas em Foz.

Além disso, a medida de suspender impostos e taxas municipais por 90 dias, foi um pedido da entidade para a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Na reunião do dia 31/03, também foi debatido com mais detalhe o pacote de emergência financeira aos pequenos empresários, este está em analise pela ACIFI para sua implementação.

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Notícias de Foz do Iguaçu: Qual é a prioridade?

Veja o que o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional no lado brasileiro:

“Faz parte da missão de Itaipu gerar energia com qualidade para o Brasil e o Paraguai, mas também cuidar da nossa gente. Por isso, vamos continuar mantendo investimentos em infraestrutura, para garantir o emprego e a segurança de centenas de brasileiros que dependem desse ganha-pão para sobreviver”.

Já internamente, a Itaipu implementou o home office para alguns de seus colaboradores, seguindo assim as novas medidas preventivas que o Ministério da Saúde, OMS e os decretos municipais de distanciamento social nesse período de pandemia.

Todas as atividades mais vitais da Usina Hidrelétrica de Itaipu se mantém, de forma do teletrabalho e presencial onde as equipes atuam com sistema de escala, quando obviamente, essa presença é necessária para manter a produção de energia na Usina.

Itaipu anuncia planos para pós-pandemia:

Querendo saber quais as últimas notícias Foz teve? Continue nessa matéria e saiba mais!

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Mesmo com as paralisações causadas pelas medidas preventivas contra o covid-19, as obras que já estavam em andamento continuarão dentro do cronograma, ou até mesmo adiantadas. Entre essas obras a da Ponte da Integração é uma das listadas que não param até finalização.

Segundo a Itaipu Binacional, essas novas obras e implementações vão dar um novo cenário para região, que vai ganhar mais desenvolvimento econômico, com geração de empregos no processo.

Isso é o que é previsto, através dos projetos que estão por vir e aqueles que já saíram do papel, evitando que uma desestruturação na economia local ocorra. O foco serão novas mudanças positivas, que tragam mais desenvolvimento, que transforme Foz do Iguaçu em uma nova cidade, que se torne mais ainda, referência para o Paraná e as fronteiras, com seus países vizinhos.

Foz do Iguaçu notícias da cidade:

Com diversas obras estruturantes no seu planejamento, mais de 700 milhões de reais em investimento, a Itaipu Binacional visa com otimismo o crescimento e aprimoramento da cidade, como exemplo do possível investimento na duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469). Segundo o general Joaquim Silva e Luna:

“Itaipu oferece melhorias de atendimento social, gera centenas de empregos diretos e indiretos, impulsiona o desenvolvimento das estruturas logísticas e de circulação e, num ciclo virtuoso, dá condições para que as forças econômicas e o empresariado da cidade também invistam, criando ainda mais empregos e oportunidades para a sustentabilidade e o desenvolvimento da cidade e região por muito anos”.

Acompanharemos as novidades e deixando você morador local ou futuro viajante tudo que acontece sobre o Coronavírus em Foz, em breve, acreditamos que tudo isso vai passar e mais obras e ampliamentos na cidade vão ocorrer, como mostrado nessa matéria!

Não sabe onde se hospedar, quando vier para Foz? Que tal escolher o Pop Hotel?

Estamos bem no centro da cidade, possuindo quartos confortáveis e infraestruturas mais moderna e descontraída, com base da Combo Iguassu, você consegue o conforto ideal para sua viagem, enquanto planeja o que visitar com a Combo!

Pop Hotel

Quem nos recomenda: Guia da Fronteira (Manoela de Costa) – Via Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =