Skip to main content

Notícias de Foz do Iguaçu: Como será o retorno da cidade Pós-Coronavírus?

Notícias de Foz do Iguaçu: Como será o retorno da cidade Pós-Coronavírus?

Consultar

Notícias de Foz do Iguaçu:

Assim como a maioria da população regional, você deve estar acompanhando as notícias de Foz do Iguaçu sobre o Coronavírus, como está o controle, rotina e saúde da população diante desse novo cenário do país.

Um novo assunto que está repercutindo e tomando conta dos debates, é como ficará todo comércio e rendimento da cidade quando a pandemia finalmente passar!

Mas não se preocupe, o Pop Hotel, fez essa matéria para ajudá-los a entender, basicamente, tudo que vem sendo feito para a fase pós-covid 19 ser menos impactante, a todos os profissionais que trabalham na cidade.

Planos na cidade:

Centro de Foz do Iguaçu

Centro de Foz do Iguaçu

Na terça-feira passada (31/03) Faisal Ismail, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), se reuniu com o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, para discutir um dos assuntos mais postos em pauta pela população local: Como retomaremos as atividades comerciais em Foz do Iguaçu?

Essa reunião teve participação de outras entidades e gestores da Prefeitura de Foz, através de teleconferência, que se tornou um meio de comunicação cada vez mais usado, nessa época de isolamento.

O pronunciamento do prefeito, foi que até dia 03 de abril, o governo municipal faria um diagnostico epidemiológico, tendo bases amostras estatísticas de testes da população local; no dia da reunião, Chico Brasileiro, também informou que faria no dia 04 de abril uma teleconferência com o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sobre os relatórios de até então, de todas as medidas restritivas que foram implementadas em reduzir o pico de demanda médica.

Notícias Foz do Iguaçu em foco:

No mesmo dia, uma observação aos dados positivos do coronavírus na cidade seria analisado, junto das entidades da sociedade civil organizada e Ministério Público, além de debater os mais prováveis cenários futuros que a pandemia teria na região.

Após todas essas observações, o governo tomaria decisões de como retornar gradualmente as atividades econômicas do município, mantendo as responsabilidades sanitárias. O prefeito Faisal Ismail, entregou o documento com passo a passo sobre isso.

Segundo ele em geral, o resultado desse debate, traz a Foz do Iguaçu notícias muito boas já que ele define uma linha, ou cronograma de avanço no plano de retorno gradativo do comércio de Foz do Iguaçu, mantendo serenidade, segurança, seriedade e responsabilidade necessárias.

Mesquita Árabe - Centro de Foz do Iguaçu

Mesquita Árabe – Centro de Foz do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo.

Quem mais participou da reunião?

Estavam presentes no encontro o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagin; o diretor da Faciap, João Batista de Oliveira; o presidente do Comtur, Carlos Silva; o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez; a presidente do Observatório Social Brasil – Foz, Leonor Venson; o presidente interino do Sindilojas, Itacir Mayer; o vice-presidente do Fundo Iguaçu, Camilo Rorato e o consultor do Sebrae/PR Marcelo Padilha.

Gilmar Piolla, secretário municipal de Turismo, Insdústria, Compercio e Projetos Estratégicos; o secretário municipal de Saúde, Nilton Bobato; o supervisor técnico da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Roberto Valiente Doldan também foram outras figuras públicas na reunião.

Leia também: Hospedagens e Rodoviária da cidade foram fechados!

Mais ações em Foz:

Outras medidas têm sido feitas pela ACIFI para contribuir no combate ao vírus, como:

  • Liberação de crédito às empresas da cidade;
  • Busca de fornecedores;
  • Busca de captação de recursos para se realizar testes rápidos e em massa;
  • Apoio ao Grupo Pró-Heróis;
  • Parcerias com a Itaipu Binacional e Programa Oeste em Desenvolvimento;
  • Ações de incentivo ao retorno das atividades econômicas em Foz.

Além disso, a medida de suspender impostos e taxas municipais por 90 dias, foi um pedido da entidade para a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Na reunião do dia 31/03, também foi debatido com mais detalhe o pacote de emergência financeira aos pequenos empresários, este está em analise pela ACIFI para sua implementação.

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Notícias de Foz do Iguaçu: Qual é a prioridade?

Veja o que o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional no lado brasileiro:

“Faz parte da missão de Itaipu gerar energia com qualidade para o Brasil e o Paraguai, mas também cuidar da nossa gente. Por isso, vamos continuar mantendo investimentos em infraestrutura, para garantir o emprego e a segurança de centenas de brasileiros que dependem desse ganha-pão para sobreviver”.

Já internamente, a Itaipu implementou o home office para alguns de seus colaboradores, seguindo assim as novas medidas preventivas que o Ministério da Saúde, OMS e os decretos municipais de distanciamento social nesse período de pandemia.

Todas as atividades mais vitais da Usina Hidrelétrica de Itaipu se mantém, de forma do teletrabalho e presencial onde as equipes atuam com sistema de escala, quando obviamente, essa presença é necessária para manter a produção de energia na Usina.

Itaipu anuncia planos para pós-pandemia:

Querendo saber quais as últimas notícias Foz teve? Continue nessa matéria e saiba mais!

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Mesmo com as paralisações causadas pelas medidas preventivas contra o covid-19, as obras que já estavam em andamento continuarão dentro do cronograma, ou até mesmo adiantadas. Entre essas obras a da Ponte da Integração é uma das listadas que não param até finalização.

Segundo a Itaipu Binacional, essas novas obras e implementações vão dar um novo cenário para região, que vai ganhar mais desenvolvimento econômico, com geração de empregos no processo.

Isso é o que é previsto, através dos projetos que estão por vir e aqueles que já saíram do papel, evitando que uma desestruturação na economia local ocorra. O foco serão novas mudanças positivas, que tragam mais desenvolvimento, que transforme Foz do Iguaçu em uma nova cidade, que se torne mais ainda, referência para o Paraná e as fronteiras, com seus países vizinhos.

Foz do Iguaçu notícias da cidade:

Com diversas obras estruturantes no seu planejamento, mais de 700 milhões de reais em investimento, a Itaipu Binacional visa com otimismo o crescimento e aprimoramento da cidade, como exemplo do possível investimento na duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469). Segundo o general Joaquim Silva e Luna:

“Itaipu oferece melhorias de atendimento social, gera centenas de empregos diretos e indiretos, impulsiona o desenvolvimento das estruturas logísticas e de circulação e, num ciclo virtuoso, dá condições para que as forças econômicas e o empresariado da cidade também invistam, criando ainda mais empregos e oportunidades para a sustentabilidade e o desenvolvimento da cidade e região por muito anos”.

Conclusão:

Gostou das novas notícias de Foz do Iguaçu?

Acompanharemos as novidades e deixando você morador local ou futuro viajante tudo que acontece na cidade, em breve, acreditamos que tudo isso vai passar e mais obras e ampliamentos na cidade vão ocorrer, como mostrado nessa matéria!

Não sabe onde se hospedar, quando vier para Foz? Que tal escolher o Pop Hotel?!

Estamos bem no centro da cidade, possuindo quartos confortáveis e infraestruturas mais moderna e descontraída, com base da Combo Iguassu, você consegue o conforto ideal para sua viagem, enquanto planeja o que visitar com a Combo!

Pop Hotel

Quem nos recomenda diz:

“Postando uma opção bacana de HOTEL para você que está vindo para Foz: @pophotelfoz! Localizado no centro da cidade, com um design moderno, jovem e divertido para você curtir uma estadia leve, e um café da manhã delícia e caseiro, valor bem acessível para quem procura um lugar mais em conta…”

Autor: Guia da Fronteira (Manoela de Costa) – Via Instagram.