NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Muito mais que uma hidrelétrica, conheça os atrativos que a Itaipu Binacional oferece na Tríplice Fronteira!



Com certeza você já deve ter ouvido falar alguma vez da Usina Hidrelétrica de Itaipu! Inaugurada em 1984, a hidrelétrica é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, atraindo a atenção de olhares curiosos para a majestosa obra humana! A grandiosa estrutura de concreto construída após um acordo entre Brasil e Paraguai, se privilegia não só da sua condição binacional – já que está situada entre os dois países, mas também pelo cenário fronteiriço ao qual pertence já que, está localizado na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Possuindo 8km de comprimento com 167 metros de altura, a usina hidrelétrica acaba recebendo milhares de turistas que desembarcam pela região turística de Foz do Iguaçu anualmente para visitar uma das sete maravilhas naturais do mundo – as Cataratas do Iguaçu. Visitantes que, chegam a região curiosos sobre a grandiosa obra humana e sua enorme produção de energia!

Assim a usina se transformou em um ponto procurado por turistas que querem conhecer mais sobre a grandiosa obra e por isso, formou um complexo turístico com serviços para atender está ‘demanda de curiosidade’ sobre a hidrelétrica! Apresentando aos visitantes tanto a história como os feitios alcançados pela usina, além de revelar o seu interior e a sua forma de funcionamento.Mas você, sabe quais são os passeios que a Itaipu oferece? Se a sua resposta é não fique tranquilo, pois nós vamos te explicar agora quais são os passeios da hidrelétrica e como eles funcionam!

Saiba mais: CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ITAIPU BINACIONAL

Circuito Especial

O principal passeio da hidrelétrica, o Circuito Especial, é o roteiro essencial para quem procura não só conhecer a grandiosidade da usina, mas também se aprofundar mais sobre o seu funcionamento! O passeio conduzido por guias trilíngues, é a melhor forma de conhecer todos os aspectos da hidrelétrica já que, abrange tanto a visitação interna quanto externa da usina. Percorrendo o coração da maior produtora de energia do mundo, os participantes ouviram mais sobre a história e curiosidades da geradora de energia conhecendo a fundo seu funcionamento além de, se sentirem pequenininhos no majestoso interior da usina composto de enormes catedrais de concreto de arquitetura côncava! Os participantes do circuito especial terão ainda, a possibilidade de observar os grandiosos e modernos equipamentos tecnológicos utilizados pela usina, percorrendo a galeria dos geradores e observando a atividade do rotor de uma das unidades geradoras! Externamente, os visitantes conhecerão a Barragem, Vertedouro, os Condutos Forçados e o Mirante Central onde terão uma visão panorâmica da majestosa obra! Mas fique atento, o circuito especial tem algumas restrições para ser realizado!

Muito mais que uma hidrelétrica, conheça os atrativos que a Itaipu Binacional oferece na Tríplice Fronteira!

(Foto: SkyTakes / Árvore Filmes)

Circuito Panorâmico

O Circuito Panorâmico consiste-se em um roteiro digamos, ‘similar’ ao do Circuito Especial. Isso porque, o circuito panorâmico não realiza a visitação ao interior da usina garantindo aos visitantes, apenas a visitação externa a hidrelétrica! A visão privilegiada da barragem e do vertedouro, permitem que os visitantes tenham consciência da grandiosa obra construída pelo homem, observando de perto os condutos forçados e a toda a paisagem que compõe o local. No Mirante Central ainda, os visitantes terão a vista panorâmica da usina tomando consciência da sua grandiosidade! O Circuito Panorâmico é ideal para visitantes que querem conhecer de perto a estrutura externa da usina tendo a facilidade de ser um passeio sem restrições.

Iluminação da Barragem de Itaipu

O passeio mais tradicional da usina, a Iluminação da Barragem com a própria energia produzida pela hidrelétrica é um espetáculo aos olhos dos visitantes! O passeio noturno transforma a visitação em uma exuberante surpresa aos participantes já que, o acendimento das luzes que iluminam a grandiosa obra acontece gradualmente maravilhando a todos. Com 747 refletores e 112 luminárias, os visitantes podem apreciar a enorme estrutura de concreto iluminada a noite de forma panorâmica através do Mirante Central. Ao final do espetáculo, os visitantes ainda são conduzidos pelos ônibus internos do complexo turístico de volta ao centro de recepção, passando por locais onde podem observar a barragem iluminada por outros ângulos.

Muito mais que uma hidrelétrica, conheça os atrativos que a Itaipu Binacional oferece na Tríplice Fronteira!

(Foto: SkyTakes / Árvore Filmes)

Refúgio Biológico Bela Vista

Tendo como objetivo principal preservar e conservar a fauna e flora presentes nos arredores da usina hidrelétrica durante a formação de seu reservatório. A Itaipu Binacional teve a iniciativa de criar a unidade proteção chamada Refúgio Biológico Bela Vista onde, mais de 50 espécies e 960 gêneros de plantas que foram retirados do seu habitat natural durante a constituição do reservatório, receberam abrigo. Essencial para a proteção da biodiversidade, o refúgio atualmente é aberto à visitação onde, após passarem pelo Canal da Piracema os visitantes tem acesso a estrutura do refúgio onde podem observar a floresta nativa através de uma caminhada em meio a uma trilha de dois quilômetros. Durante o percurso todo os visitantes ouvem e aprendem mais sobre o meio ambiente e o trabalho de conservação!

Ecomuseu

Uma forma de conhecer toda a história por detrás da Usina Hidrelétrica, o Ecomuseu é formado por instalações e equipamentos que ajudam a retratar e recriar espaços e acontecimentos importantes durante o período de povoação de Foz do Iguaçu até a construção final da usina! O museu interativo, com seus cenários, maquetes, objetos e fotografias contam a rica história da região fronteiriça de maneira interessante que despertando a curiosidade dos que querem saber mais sobre a região!

Muito mais que uma hidrelétrica, conheça os atrativos que a Itaipu Binacional oferece na Tríplice Fronteira!

(Foto: SkyTakes / Árvore Filmes)

Polo Astronômico

Um centro de pesquisas avançados de astronomia, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é o único centro astronômico do Brasil que abre suas portas para visitantes de todo o mundo. Com visitações durante o dia e noturnas, no Polo Astronômico é possível aprender mais sobre o espaço, planetas e outros corpos celestes! Com planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu, os visitantes ainda poderão aproveitar de réplicas em miniatura de naves espaciais e sondas, além de protótipos de planetas e simuladores do sistema solar!

Saiba mais: Um lugar que você precisa conhecer é o POLO ASTRONÔMICO

Kattamaram

Uma navegação luxuosa com uma vista magnífica com direito ao pôr do sol único que só a região fronteiriça oferece, o Kattamaram nada mais é que um passeio a bordo de uma embarcação de última geração pelo lago artificial de Itaipu! A navegação ao longo dos 12km de extensão do reservatório é aconchegante e calma, com possibilidade de contemplar ao horizonte a incrível visão da Usina Hidrelétrica! No barco ainda é possível aproveitar de um magnifico jantar ou petiscar alguns lanchinhos. Os mais animados poderão ainda conversar com o comandante da embarcação e visitar a sua cabine!

Muito mais que uma hidrelétrica, conheça os atrativos que a Itaipu Binacional oferece na Tríplice Fronteira!

(Foto: SkyTakes / Árvore Filmes)

Dicas Importantes para visitar a Itaipu Binacional:

  • A Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica em funcionamento! Por isso respeite as normas de segurança do local!
  • Leve documentos originais com foto!
  • É proibida a entrada de bolsas, mochilas e sacolas!
  • No centro de visitantes existem armários para que os visitantes guardem seus pertences!
  • Alguns passeios têm ingressos limitados! Por isso o ideal é comprar os ingressos antecipadamente!

Além disso o Circuito Especial tem algumas restrições quanto a visitação! Por isso fique atento:

  • Menores de 14 anos não podem realizar o passeio!
  • É obrigatório o uso de roupas com comprimento abaixo do joelho e calçados fechados!
  • Obrigatório a utilização do equipamento de segurança durante a visita interna!

Ficou com vontade de conhecer os passeios da Itaipu Binacional? A agência Combo Iguassu parceira aqui do Pop Hotel, oferece todos esses passeios e transfers para os mesmos com preços e condições incríveis! Podendo parcelar em até 10x sem juros, para você não deixar nenhum passeio da sua listinha de fora do seu roteiro em Foz do Iguaçu! Basta entrar em contato ou comparecer em uma das bases da agência para comprar seus ingressos e ou apenas retirá-los. Aproveite!

Ah e não se esqueça, a Combo Iguassu oferece não somente ingressos e transfers para os passeios da Itaipu Binacional, mas também para toda região da Tríplice Fronteira! Tudo isso para seu conforto e comodidade!

Viajando para Foz do Iguaçu?

Quando estiver viajando para Foz do Iguaçu não se esqueça do Pop Hotel! Somos um hotel moderno e prático, prontos para atendê-los com o melhor custo-benefício da região fronteiriça!

Aguarde