lugares para viajar sozinho

Lugares para viajar sozinho || 10 destinos para desbravar o Brasil sozinho

Procurando lugares para viajar sozinho? Vem com o Pop Hotel que a gente te mostra!

Viajar é sempre gostoso. Conhecer lugares, criar memórias, tudo isso é maravilhoso se feito a dois ou em família. Mas, você já pensou em viajar sozinho? Qual será a experiência?

Bom, viajar sozinho tem suas muitas vantagens, e a gente vai te mostrar quais.

Além disso, temos uma lista especial de lugares perfeitos para você viajar sozinho e aproveitar uma incrível jornada solo. Bora lá?

lugares para viajar sozinho foz do iguaçu
Marco das Três Fronteiras || Foz do Iguaçu

Lugares para viajar sozinho || Vantagens

Em primeiro lugar, antes de procurar lugares para viajar sozinho, é preciso saber como fazer isso.

E aí? Quais as vantagens? E desvantagens? Vamos te explicar tudinho, viajante. Então, só continua rolando a página!

A princípio, vamos começar com as vantagens, claro. Tudo para instigar os marinheiros de primeira viagem a partirem nessa aventura individual.

Veja também: 11 motivos para visitar Foz do Iguaçu

A escolha em suas mãos

Para quem viaja sozinho, uma das vantagens mais marcantes é, com certeza, escolher o que quiser.

Desde os lugares para viajar sozinho, até o roteiro de viagem, os navegantes solos podem decidir o que quiserem por conta própria.

Isso é ótimo para aqueles que costumam viajar em família ou em grandes grupos e as vezes não conseguem fazer as coisas que desejam.

Então, o principal diferencial é poder escolher a rota e os passeios que quer fazer, o que acaba sendo bastante divertido.

Conhecer novas pessoas e vencer a timidez

Outro ponto importante para quem escolhe viajar sozinho é que você sempre vai ultrapassar os limites da sua timidez.

Seja para pedir informação ou apenas ter alguém para conversar, antes de escolher lugares para viajar sozinho, você precisa ter em mente que vai conversar e ter muito contato com gente nova.

Por isso exercite sua desinibição e vai com tudo. Bate papo com a moça do cafezinho, com o senhor no metro, que seja. Seja o tagarela que você nunca foi antes, acredite, será uma das melhores experiências da sua vida.

Afinal, já dizia o ditado: quem tem boca, vai a Roma. Ou será que era vaia?

Veja também: Dicas para a primeira viagem de avião

Lugares para viajar sozinho || Cuidados

Calma lá, viajante! Eu ainda nem disse os cuidados que você precisa ter.

Antes de fazer qualquer coisa, é bom ter em mente que se preparar é a melhor opção. Nada vai cair do céu para você, então é preciso se ajeitar bonitinho para depois botar o pé na estrada sem preocupação.

Bora lá?

Junta tudo antes de começar sua jornada

Tenha em mente que, como você estará sozinho, precisa carregar consigo tudo que é muito necessário.

Mas Pop, eu já carrego comigo todos os meus documentos. Do que mais eu preciso?

Os documentos são muito importantes, sim, isso é inegável. Todavia outras coisas são estritamente indispensáveis e que podem te salvar de um pepino grandão.

Um exemplo é carregar consigo sempre uma maletinha de “primeiros socorros”. Não precisa sair por ai com uma maleta branca de cruzinha vermelha, mas opte por guardar na sua bagagem alguns remédios que podem servir de ajuda.

Às vezes alguma coisa não cai bem no seu estômago e você já tem aquele remedinho confiável no alcance da mão. Assim, você evita gastar mais ainda com medicação ou algo semelhante, além de não precisar sair de casa para ir a uma farmácia próxima.

Sem contar que, como você está sozinho, fica muito difícil ir comprar um medicamento ou curativo e muito mais pedir para alguém trazer.

Veja também: Destinos baratos para visitar no Brasil

Prepare-se bem

Antes de sair fazendo listinha de lugares para viajar sozinho, avise algum familiar ou amigo próximo que você vai sair por aí.

Opte por estar em contato constante com algum parente, sempre informando seu itinerário. Isso evita uma dor de cabeça maior caso algum problema surja.

Além disso, verifique bem sobre os países ou cidades que você deseja visitar. Veja se há necessidade de vacinas ou restrições de algo antes de cruzar as fronteiras.

Principalmente nessa época de pandemia, muitos países exigem teste negativo para Covid-19 ou até mesmo um período de quarentena antes de entrar de fato no país. Evite surpresas, camarada!

Então, para garantir que sua viagem seja tranquila e sem possíveis imprevistos, mantenha um seguro viagem bom e a saúde em dia!

10 Lugares para viajar sozinho

Agora, sem mais delongas, vamos ao nosso top 10 lugares para viajar sozinho. Pode soltar a playlist de viagem, DJ!

lugares para viajar sozinho foz do iguaçu
Cataratas do Iguaçu || Foz do Iguaçu

1. Foz do Iguaçu

Seria até um pecado não começar com a nossa queridinha Foz do Iguaçu, né? E acredite, é um ótimo lugar para viajar sozinho.

Comece visitando a nossa maravilha da natureza, da qual temos muito orgulho: As Cataratas do Iguaçu!

Quem vem a cidade não consegue escapar de dar um visitinha as quedas onde habitam Naipi e Tarobá!

A propósito, você conhece a Lenda das Cataratas? Se não, acesse a História das Cataratas e aprenda um pouco mais sobre essa beleza fenomenal.

Outro lugar que você não pode deixar de ir é no Parque das Aves. Trata-se de um parque que faz um trabalho de salvamento e cuidado com espécies de aves nativas da Mata Atlântica.

São mais de 16 hectares de mata que abrigam mais de 150 espécies de aves. Muitas delas são resgatadas das mãos do tráfico de animais silvestres, e você pode contemplá-las bem de pertinho.

E Foz tem mais lugares assim, que protegem os animais e atuam em seus cuidados, outro deles é o Refúgio Biológico, que fica dentro do Complexo Turístico da Itaipu.

E você sabia que a Itaipu está dentre as 3 maiores usinas de hidreletricidade do mundo?

Além disso, Foz do Iguaçu tem muitos parques temáticos para visitar e se divertir. E você pode aproveitar para comer em alguma cafeteria ou lanchonete da cidade.

Dá uma olhadinha nessa matéria incrível sobre cafeterias em Foz do Iguaçu.

2. Recife

O segundo da nossa listinha de lugares para viajar sozinho é Recife, a fantástica capital Pernambucana.

Para os amantes de uma arquitetura antiga ou que gosta de saber a história das cidades que visita, nossa primeira sugestão é visitar o Bairro do Recife.

O lugar também é conhecido como Recife Antigo, e apesar de grande parte ter sido revitalizado, ele ainda conta com uma mistura de prédios antigos e construções feitas no surgimento da cidade.

Outro lugar ótimo para dar uma passadinha é o Museu Cais do Sertão. O museu apresenta a história do sertanejo através de exposições e salas temáticas, contando histórias e tradições desse povo, além de ser uma homenagem à Luiz Gonzaga.

Não é a toa que é o segundo lugar mais visitado de Recife.

Agora, que tal uma praia? A Praia de Boa Viagem é nossa parada de hoje, com suas piscinas naturais que se formam nas águas salgadas.

Lá você pode dar uma caminhada pela orla, andar de bicicleta, passar nos quiosques ou apenas observar os turistas aproveitando um dia gostoso de praia.

Veja também: Lugares mais lindos do Brasil

3. Cambará do Sul

Esta é para quem gosta de uma aventura na natureza, estilo Richard Rasmussen. Afinal, Cambará do Sul é conhecida como a terra dos cânions.

Nossa primeira parada é no Cânion Itaimbezinho, um dos mais famosos da cidade. Ele conta com uma estrutura boa de acesso, sendo integrado ao Parque Nacional Aparados da Serra. Ou seja, inclui enumeras vias de “trekking”, as caminhadas pelas áreas montanhosas.

Aproveite para seguir pela Trilha do Vértice e conhecer cachoeiras lindas.

Outro Cânion incrível é o Malacara, com suas piscinas naturais que lavam o corpo e a alma. A estrada da trilha ainda fica a mais ou menos 5km do centro do município de Praia Grande.

Além dos cânions, nossa dica é visitar algumas das cachoeiras ou rios, que são ótimos no verão. Faça uma caminhada pelos circuitos de cachoeiras e conheça algumas, como a dos Venâncios ou a do Nassucar, que são perfeitas para uma boa refrescada.

lugares para viajar sozinho fernando de noronha
Fernando de Noronha || Via Unsplash

4. Fernando de Noronha

Outra opção perfeita de lugares para viajar sozinho é a ilha magnífica de Fernando de Noronha.

Para fazer sua visita a cidade valer a pena, desfrute de um belíssimo nascer do sol em uma das muitas praias de lá!

Aproveite também para dar um mergulho na Praia de Sancho ou fazer uma trilha pela Baía dos Porcos, que te dá uma vista linda do morro Dois Irmãos.

Termine o dia indo ao Bar do Meio, localizado na praia de mesmo nome ao lado da praia de Conceição. Garantimos que a vista é linda e o pôr do sol é de tirar o folego.

Veja também: Como viajar gastando pouco?

5. Paraty

A cidade carioca Paraty é nossa próxima parada e vamos dizer porque vale a pena colocá-la na sua lista de lugares para viajar sozinho.

Quem visita a cidade costuma procurar os passeios de escuna pelas ilhas da região ou quem sabe passear de jeep pelas cachoeiras.

Outro passeio delicioso é caminhar pela orla das praias de Trindade, quem sabe ver o pôr do sol ou conhecer pessoas novas.

Inclusive, você sabia que Paraty, assim como as Cataratas, é considerada patrimônio natural da UNESCO? Em 2019 ela e a Bacia da Ilha Grande em Angra dos Reis foram consideradas patrimônio da humanidade.

Tá esperando o que pra conhecer?

6. Curitiba

Nosso próximo destino dos lugares para viajar sozinho é a capital paranaense, Curitiba.

E já em Curitiba, sua primeira parada, nobre cavaleiro solitário, é visitar o delicioso Jardim Botânico. Trata-se de uma estufa metálica, abarrotada de flores e vegetais de diversas espécies.

Você pode tirar um pedaço da sua tarde para fazer uma trilha pelo Jardim das Sensações e quem sabe conhecer o Museu Botânico, com espécies de referência mundial.

Conheça também o famoso museu Oscar Niemeyer e passeie um pouco pela Praça Tiradentes. E se quiser comprar alguns souvenires pra levar aos parentes que ficaram, de uma passadinha na rua 24 horas, uma galeria comercial situada bem ao centro da cidade.

Veja também: Países que não precisa de passaporte

7. Jericoacoara

Que tal um pouco de sombra e água fresca… Ou melhor, sol e mar!

Agora, nosso próximo escolhido na nossa lista de lugares para viajar sozinho é Jericoacoara.

Se tem algum passeio que você não pode perder assim que pisar na cidade é o famoso “Lado Leste”. Basicamente ele passa pelos principais pontos turísticos de lá.

Ou seja, em apenas um dia você passeia pela Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Praia do Preá, Árvore da Preguiça e Pedra Furada.

Aproveite para reservar um buggy ou uma caminhonete adaptada. Quem sabe você não conhece um bom amigo no sacolejo da carroceria, hein?

lugares para viajar sozinho bonito
Bonito || Via Unsplash

8. Bonito

O que você acha de dar uma mergulhada agora? Então vamos para Bonito!

E quando chegar lá, não deixe de passar pelo Recanto Ecológico Rio da Prata. A beleza das águas vai te tirar dos eixos.

As grutas de Bonito também encantam os olhos. Tire um tempo para visitar a Gruta de São Miguel, a do Lago Azul e o Aquário Natural. São passeios maravilhosos que vale a pena conhecer.

A Nascente Azul também é uma alternativa cheia de atividades, dentre elas as tirolesas, a flutuação e a boia cross.

Veja também: Como juntar dinheiro para viajar?

9. Ouro Preto

Outra cidade histórica da nossa listinha é Ouro Preto.

Aproveite sua estada aqui para conhecer o parque que fica aos arredores da cidade, a Praça Tiradentes.

Quer um pouco mais de curiosidades? Siga para o Museu da Inconfidência, cujo o prédio no passado era ocupado pelas funções de Casa de Câmara e Cadeia.

Passe pela lindíssima igreja Nossa Senhora do Carmo, projetada pelo pai de Aleijadinho e depois modificada pelo artista.

O Teatro Municipal Casa da Ópera é mais uma opção para sair dos trilhos e conhecer lugares novos.

E quem sabe, terminar o passeio no restaurante Conto de Réis?

10. Jalapão

Por fim, nosso último lugar da lista de lugares para viajar sozinho é Jalapão, em Tocantins.

Estando na divisa da Bahia, Piauí e Maranhão, a cidade tem um cenário que parece que foi retirado de um filme.

São cachoeiras de águas cristalinas, como a Cachoeira da Velha, dunas alaranjadas e praias exuberantes.

Nossa dica é visitar o Cânion Sussuapara e dar uma passadinha na Prainha do Rio Sono. Quem sabe também ir ao Fervedouro Bela Vista durante a noite. Tenho certeza de que vai amar.

Veja também: Roteiro de viagem para Foz do Iguaçu

lugares para viajar sozinho unsplash
Recife || Via Unsplash

Lugares para viajar sozinho || Conclusão

O que achou da nossa matéria sobre lugares para viajar sozinho? Diz aí, já visitou algum deles? O que achou?

Não se esqueça de fazer uma visitinha no nosso blog e também seguir nossas redes sociais. Assim você fica sempre por dentro de postagens como essa!

Aproveita e vem pra Foz conhecer o Pop Hotel. Com ambientes super descomplicados e divertidos, o hotel tem tudo pra fazer da sua estada a melhor de todas.

Estaremos sempre de braços abertos, caro viajante!

Um enorme beijo e nos vemos por aí, viajante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =