Skip to main content

Itaipu Binacional: Conheça os passeios oferecidos pela Usina de Itaipu!

Itaipu Binacional: Conheça os passeios oferecidos pela Usina de Itaipu!

Consultar
  • Introdução: Explicação sobre a Itaipu Binacional
  • Circuito Especial
  • Vista Panorâmica
  • Refúgio Biológico
  • Ecomuseu
  • Polo Astronômico
  • Itaipu Iluminada
  • Porto Kattaram
  • Curiosidades sobre a Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade que promete algumas surpresas pra quem visita, seja por uma diversidade cultural ou pela facilidade de se estar em outro país em tão pouco tempo. Apesar do centro das atenções da cidade ser voltada para as Cataratas do Iguaçu, a cidade tem outros passeios turísticos e locais que vocês precisam conhecer quando passarem pela Tríplice Fronteira.

A Itaipu Binacional é reconhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, sendo a maior usina hidrelétrica em produção de energia. Uma construção monumental que hoje é um dos pontos principais turísticos da cidade de Foz do Iguaçu. O atrativo conta com um serviço qualificado onde valorizam a segurança e o conforto dos visitantes, os idiomas disponíveis durante os passeios no atrativo é o português, espanhol e inglês, pois, há uma diversidade de visitantes de toda parte do mundo.

Dentro dela, o atrativo oferece mais 7 passeios em Foz do Iguaçu a parte para que você e a sua família possam aproveitar e conhecer a Itaipu Binacional. Confira abaixo quais sãos esses 7 passeios e como eles funcionam.

Circuito Especial

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

É um dos passeios em Foz do Iguaçu para você que deseja conhecer o interior da usina, afinal você percorre toda a estrutura interna das barragens e ainda tem a oportunidade de ver como funciona as turbinas, e ainda consegue também entrar na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios trabalham e analisando os dados das barragens.

Visita Panorâmica

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

Um dos passeios em Foz do Iguaçu, que chama atenção por ser uma barragem que divide dois países, onde mostra a grande Vista Panorâmica e se surpreende na hora de visualizar o tamanho da Usina Hidrelétrica de Itaipu, afinal a barragem tem 8 quilômetros e 196 metros de altura. Nesse passeio você consegue observar um dos vertedouros abertos e também a quantidade de água que passa pela turbina.

Refúgio Biológico

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

Um espaço de conversação, onde você conhece uma boa parte da fauna e flora da região. Além de conhecer a fauna e flora, conta também com a oportunidade de conhecer durante o trajeto do passeio, diversas espécies de animais que vivem no refúgio biológico como por exemplo, os jacarés, os gaviões, arara-vermelha, capivaras e a onça. E por falar na onça, terá a oportunidade de conhecer o mais novo integrante do refúgio que é o filhote da onça que nasceu recentemente para encantar todos os visitantes do atrativo.

Ecomuseu

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

Esse passeio funciona da seguinte maneira, é considerado uma volta ao passado, que é conduzida por instalações e equipamentos que permitem os espaços sejam recriados os cenários que são do período pré-histórico de Foz do Iguaçu e a construção da Usina. São montadas fotografias, peças e objetos da época que ajuda a contar a belíssima história da Itaipu Binacional. Contém uma enorme maquete de 76 metros quadrados que reproduz a região trinacional para os visitantes apreciarem e tirem todas as suas dúvidas.

Polo Astronômico

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

Perfeito para os amantes do estudo da astronomia, ou para pessoas com interesse em uma experiência diferente e interessante! Com explicações e ensinamento sobre o espaço, corpos celestes, astros e etc, o Polo Astronômico possui a especialidade certa para quem curte astronomia em geral. Apesar de ser um centro de estudos de astronomia, o Polo é um dos únicos do país a abrir as portas para visitantes, assim disponibilizando um ótimo passeio para aprender mais, no Polo possui visita ao telescópio pela observação dos astros, além do planetário disponibilizando grandes viagens espacias, pois lá, é onde ser levado as estrelas é uma sensação incrível.

Itaipu Iluminada

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

O passeio Itaipu Iluminada já é bastante tradicional em Foz do Iguaçu: a energia produzida na usina se transforma em espetáculo durante a noite. Do Mirante Central, tenha a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em sincronia, o acendimento das luzes, que dão uma ideia da extensão de 8 Km da barragem. Aproveite a oportunidade e conheça mais sobre a Itaipu, a maior geradora de energia do mundo, por meio da história, música e cultura dos barrageiros que construíram essa grandiosa obra.

Porto Kattamaram

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

O Porto Kattamaram é um restaurante, de frente para o grande lago de Itaipu, o local oferece uma variedade incrível de comidas e bebidas, perfeito para quem gosta de uma refeição em meio a natureza, o porto possibilita uma visão espetacular do céu, tanto durante o dia quanto o final da tarde. O Itaipu Kattamaram fica estacionado logo ao lado do Porto, com uma passarela bem estruturada para o embarque do passeio.

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

PÔR DO SOL KATTARAM: O Pôr do sol é divino, os raios solares refletem na água, transformando tudo em um perfeito cenário da natureza. Após o barco retornar ao píer, é possível visualizar com mais calma a beleza do lugar. Quando o passeio chega ao fim, é hora de retornar ao ponto de embarque, durante o percurso de volta, por ser ao final da tarde, o lugar já se encontra todo iluminado, tornando tudo ainda mais bonito, é nesse horário que os animais começam a sair da mata, se tiver sorte poderá observar alguns deles durante o passeio de volta para o embarque.

CURIOSIDADE SOBRE A USINA DE ITAIPU EM FOZ DO IGUAÇU

Image

(Foto cedida pelo atrativo)

  • A Usina de Itaipu é uma obra conjunta de brasileiros e paraguaios, vencendo grandes desafios técnicos e ambientais, a Usina de Itaipu simboliza as vantagens da energia limpa e renovável no momento em que todo o planeta busca reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.
  • A Usina de Itaipu fornece cerca de 15% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.
  • A Usina de Itaipu realiza diversos e bem-sucedidos projetos de reprodução de animais silvestres em cativeiro, entre eles o da Harpia (Gavião-real), bela e imponente ave de rapina ameaçada de extinção.
  • Em 1994 a Usina de Itaipu foi incluída na lista das 7 Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno pela rigorosa American Society of Civil Engineers.
  • Para chegar ao nível de produção da Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu teriam que ser queimados 536 mil barris de petróleo por dia para obter a mesma produção.
  • A barragem da Usina de Itapu em Foz do Iguaçu tem 196 metros de altura e quase 8 km de extensão.
  • Réplicas em escala reduzida de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar são expostos no Espaço Universo.
  • A Usina de Itaipu recebe em média mais de 20 milhões de visitantes.
  • A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares.

COMBO IGUASSU

Quer conhecer mais sobre a Usina de Itaipu? Programe sua viagem para Foz do Iguaçu e entre em contato com a equipe da Combo Iguassu e fique por dentro dos passeios, pacotes com descontos, vendas exclusivas de ingressos para os melhores passeios em Foz do Iguaçu, parcelando até 10x *SEM JUROS* no cartão. Adquira já o seu passeio com a Combo Iguassu com os melhores e menores preços.

POP HOTEL

Ta vindo para Foz do Iguaçu e não sabe onde se hospedar? Conheça a mais nova rede de hotel em Foz do Iguaçu, o Pop Hotel Foz, oferece conforto, modernidade, uma localização no centro da cidade, recepção 24 h ao seu dispor, academia, sala de jogos, entre outros. Torne sua viagem a Foz do Iguaçu inesquecível e se hospede conosco no Pop Hotel Foz.