Dicas de viagem Que tipo de viajante você é

Dicas de viagem: Que tipo de viajante você é?

Consultar

Procurando umas boas dicas de viagem? Descubra seu tipo de viajante e como adaptá-lo em grandes destinos turísticos.

Verifique em nossa matéria, qual o seu estilo de viagem preferida!

Dicas de viagem: Definindo seu destino

Antes de definirmos qual tipo de viajante você é, precisamos entender para onde sua visita se destina.

Existem milhares de cantos pelo mundo, deslumbrantes e enormes, cheios de encantos e atividades que você, provavelmente, tem muito desejo de visitar um dia. Possuindo várias diferenças em suas paisagens, climas e localização; é essencial que você estude qual tipo de lugar você pretende ir.

Leia também: Como planejar viagens baratas?

Moça admirando o oceano - Dicas de viagem
Moça admirando o oceano – Créditos: Pixabay

Onde encontrar seu destino ideal?

Após definir o que você gostaria de conhecer, pesquise na internet e sites confiáveis, quais locais no Brasil ou mundo, atendem esses seus padrões.

Ou se você já tem um lugar em mente, estude quais as normas e regras para aderir ao país ou estado brasileiro, costumes e até mesmo avaliações, relatos e dicas de como aproveitar essa viagem.

É vital que antes de você ir para qualquer lugar, seja brasileiro ou internacional, que você saiba exatamente como é esse destino e como passear por lá! Isso vai evitar muitos problemas, além de garantir mais segurança na sua viagem.

O que você precisa saber antes viajar para esse lugar?

Existem muitas precauções para se ter, antes de adentrar um lugar que você visita pela primeira vez, entre elas temos algumas dicas para te ajudar no checklist de viagem:

  • Registre coisas básicas, como pontos turísticos;
  • Onde trocar seu dinheiro (casas de câmbio)
  • Clima daquela época do ano (nas datas que está viajando)
  • Documentação necessária;
  • Permissão de viajar com menores de idade (viagens internacionais);
  • Onde ficar (Hospedagens);
  • Onde comer (Restaurantes)

Além de outras características que muitas vezes, são distintas entre cada destino, principalmente, se ele for para fora do país.

Que tipo de viajante você é?

Agora que você reuniu todas aquelas informações básicas que passamos, criou sua lista de checagem, bagagem, estadias e etc.

Em resumo, já conhece a região de sua viagem, então podemos definir qual seu tipo de viajante você é e quais suas principais características.

O Viajante Aventureiro

Gosta de emoção e novas experiências, sem medo de conhecer novos lugares com diferentes costumes e atividades.

Com aventuras radicais, descontraídas e até mesmo relaxante. O aventureiro não tem destino especifico, ele pode ir para diversos países ou estados, sua meta é se aventurar em diferentes formas, sendo em desertos, florestas ou lagos de gelo.

Taj Mahal - Dicas de viagem
Taj Mahal – Créditos: Pixabay

O Viajante Historiador

Nosso viajante historiador, é aquele que ama lugares históricos, culturais e antigos para acrescentar, mais do que uma aventura, mas uma experiência de conhecimento e fascínio por lugares que marcaram o passado da humanidade.

Seus destinos são cheios de monumentos históricos, museus e locais marcados pelo tempo e a história. Pra quem gosta desse estilo de viagem, os lugares já registrados como Patrimônios da Humanidade também serão megas interessantes.

O Viajante Explorador

Diferente do Historiador, esse tipo de viajante, busca conhecer lugares divertidos, independente, de ser histórico ou antigo.

Ele embarca de cabeça em novos destinos, com cartões-postais interessantíssimos, envolvendo ecoturismo, atratividades distintas, misteriosas e que guardar coisas únicas que pouco se vê em outros lugares.

Um verdadeiro explorador, que traz de bagagem as memórias que curtiu em sua aventura, sem foco se ela é ou não radical.

O Viajante Comprador

Esse tipo de viajante não pode se contentar com apenas shoppings e lojas locais, ele quer se aventurar em paraísos das compras, que diversamente existem pelo Brasil e mundo afora.

Sua vontade é conhecer muitas lojas pela viagem, comprar produtos diversos, dependendo do gosto desse consumidor ele pode aderir eletrônicos, perfumes, roupas e etc.

O Viajante Requintado

Para ser um viajante requintado você é classificado com aquele que deseja tudo do mais alto padrão para sua viagem, ignorando custos, seu objetivo é estar no melhor hotel da cidade, com diárias altíssimas, café da manhã e etc.

Sua visita é nos os estabelecimentos mais finos e bem avaliados, os passeios feitos precisam estar o incluindo sem filas e demoras, deseja se possível luxo, conforto e requintaria, não levando em consideração o alto custo da viagem.

Viajantes planejando o próximo destino - Dicas de viagem
Viajantes planejando o próximo destino – Créditos: Pixabay

O Viajante de Mochilão

Excursão, diversão e os grupos do famoso “mochilão” estão grudados nesse estilo de viajante. Geralmente vive em grupos de redes sociais de viagens, interagindo em todo tipo de mídias sociais para planejar a próxima viagem.

Gosta de viajar em grupos de pessoas, gosta de pegar pacotes completos, vai de táxi, ônibus ou transporte turístico, pronto para curtir muito essa viagem e tirar selfies divertidíssimas com os amigos aventureiros.

O Viajante em Dupla

Casal ou amigo, esse tipo adora viajar em dupla, aquela inseparável que faz sua viagem melhor ainda.

Se for casal, essa dupla de apaixonados, buscará destinos românticos que atendam o clima do casal, como passeios de barco, programações noturnas, jantares a dois, shows, aventuras e locais interessantes que seja do gosto dos “pombinhos”.

Já se for uma dupla de amigos, geralmente, preferem atividades recreativas e visitar trilhas, escaladas, esportes radicais, ou passeios tranquilos onde um pode tirar as fotos um do outro.

Viajante nas montanhas congeladas -  Dicas de viagem
Viajante nas montanhas congeladas -Créditos: Pixabay

O Viajante Solo

Quem viaja sozinho, normalmente, já conhece essa prática e aos poucos se torna “perito” no assunto. Pois o viajante solo já tem confiança e conhecimento suficiente para fazer essa atividade muitas vezes, como sua denominação diz, sozinho.

É comum que suas viagens tenham alguma relação com seu trabalho, no entanto, as vezes, são somente visitas turísticas comuns, organizadas e pensadas exclusivamente pelo viajante.

Leia também: Como viajar para Foz sozinho?

O Viajante Gastronômico

Esse tipo de viajante busca com afinco as melhores experiências gastronômicas por aí, explorando comidas tradicionais e regionais, sabores e temperos únicos que um agente culinário busca em suas viagens.

Provando uma das suas atividades favoritas: comer e ter conhecimento do lugar.

(Bônus) Cervejeiro:

Podemos mencionar também o viajante cervejeiro, aquele que busca pela iguaria das cervejas servidas com diferentes sabores pelo mundo, artesanais ou não, o cervejeiro adora essa bebida e incluirá, com certeza, nessa jornada.

O Viajante Especifico

Só adere ao um estilo de viagem, aquele praieiro que procura as praias mais deslumbrantes do país, com água gelada, sol e clima quente.

Ou que prefere acampamentos no meio das florestas, trilhas e visitas ecológicas.

Específicos para viagens em chalés e pousadas, aqueles que aderem apenas em escaladas, montanhas e morros. Podendo preferir especificamente lugares frios, agitados e festeiros, eventos, cidades grandes e etc.

Que tipo de viajante você NÃO deve ser:

Você pode ser o tipo de viajante que desejar, mas evite o máximo que puder esses que te citaremos:

O Viajante desinformado (Sem planejamento ideal):

Como já mencionamos nessa matéria, você precisará sim, estar bem informado e orientado para fazer sua viagem.

Um viajante desinformado, corre mais riscos na viagem, mas que tipos de riscos?

Vamos listar alguns deles:

  • Não saber como se localizar;
  • Não ir nos melhores lugares do destino;
  • Usar roupas inadequadas;
  • Não se adaptar ao clima local;
  • Perder a chance de economizar mais;
  • Não saber como explorar da melhor maneira o destino;
  • Riscos de segurança em geral;
  • Ficar em lugares insatisfatórios;
  • Perder a oportunidade de fazer uma viagem proveitosa.

Essas são algumas das grandes desvantagens que um viajante desinformado tem, por isso, não seja esse tipo de pessoa.

Garanta as melhores experiências, com planejamento e informação, esses dois serão grandes aliados na sua viagem.

Casal viajando junto - Dicas de viagem
Casal viajando junto – Créditos: Pixabay

O Viajante do “Deixa tudo para última hora”:

Sabe aquele velho ditado popular “brasileiro deixa tudo para última hora”, então ele não é nada aconselhável, seja para sua viagem ou qualquer outra atividade que você deseja praticar em sua vida.

Planejar e organizar sua viagem com antecedência, é uma dica de ouro que preparamos para você!

Atrasos e imprevistos acontecem, eles podem surgir a qualquer momento e o que você fará se isso acontecer durante ou antes de sua viagem?

Com tempo disponível, tudo pode ser resolvido mais facilmente, cancelamentos e reagendamentos são negociáveis, coisa que não acontece se você quiser fazer em cima da hora, ou seja, poucos dias antes da viagem!

Mas como assim, “não acontece”?

Bom, dependendo do contrato, cancelamentos podem ser cobrados inteiramente do consumidor, em resumo, se você cancelar em cima da hora, poderá ter que pagar igualmente o valor da passagem, hospedagem ou serviço que já tinha comprado (Essa questão é variável, tudo depende da situação e objeções negociadas entre o comprador e o vendedor).

Entenda que tipo de contrato e serviço está aderindo, quais os prazos e garantias, não deixe nada para um último momento!

Além de que passagens aéreas, reservas, ingressos e mais, são geralmente mais baratos e vantajosos em compras antecipadas.

O Viajante Pessimista:

Viajar é uma prática deliciosa, principalmente se envolve férias e descanso. Mesmo que algumas pessoas que só o praticam por necessidade ou pelo trabalho, essa atividade deve ser levada com atenção, cuidado e harmonia.

No entanto, não se torne o “viajante pessimista”, aquele que tem visões negativos ao praticar o ato de viajar.

Tente tornar a viagem agradável, fazendo boas escolhas em sua visita, isso é facilitado. Além de que se tiver acompanhado, essa má experiência pode se estender para quem veio com você.

Se não tiver controle dessa negatividade (Seja criada por problemas ou por imprevistos), busque soluções para não destruir sua viagem ou sua saúde (física e mental) com estresses.

Cataratas do Iguaçu - Dicas de viagem
Cataratas do Iguaçu – Créditos: Pixabay

Independente do seu tipo de viajante, seja respeitoso, não perca o controle da racionalidade ou cometa alguma ação indevida na viagem.

Conclusão: Organize sua viagem

Esperamos que você tenha aproveitado bastante essas dicas de viagem, pois aqui você encontrou várias informações sobre como realizar uma viagem, quais características e tipos dos viajantes e mais.

O Pop Hotel, é um hotel em Foz do Iguaçu, que é uma grande cidade turística do Brasil que recebe milhões de visitantes todos os anos e está cheia de atratividades para sua visita.

Com tarifas de hospedagem ótimas para sua estadia, o Pop Hotel, oferece conforto, modernidade e praticidade para quem deseja conhecer a Terra das Cataratas. Venha nos visitar e se encantar com as belezas da Tríplice Fronteira!

Leia também: Onde ficar em Foz do Iguaçu?

Quem já visitou a Terra das Cataratas: Andreza Dica e Indica – Blog pessoal.

Capa: Banco de imagens grátis – Canva