Skip to main content

10 Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem

10 Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem

10 Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem

Consultar

Você sabe como fazer um diário de viagem?

Descubra como montar, criar e desenvolver um diário para suas próximas viagens e quais vantagens você pode ter em fazer um!

O que é um Diário de viagem?

Um diário de viagem é basicamente um lugar para registro em palavras, fotos e imagens que você cria sobre sua viagem e tudo que quiser escrever sobre ela, como foi, o que você fez, quem foi com você, as experiências e sensações dessa jornada, além de tudo mais que você quiser colocar no diário.

Pode ser feito de forma digital com textos em plataformas de escrita e locais de armazenamentos de fotos na nuvem, ou pode ser mais tradicional, como costumamos os conhecer com os caderninhos e canetas para registro manual.

Leia também: Dicas de Viagem (Para Conhecer o Mundo)

Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem - Pessoa escrevendo
Se você é apaixonado por viajar, com certeza, já deve saber que registrar esse momento único na vida é emocionante e revigorante para relembrar. (Créditos da foto: Pixabay)

Por que registrar sua viagem?

Quando você estiver em casa, como agora na quarentena, querendo lembrar-se como era bom sair por aí explorando várias partes do país e até do mundo, terá um diário para essa função.

Portanto, ter um diário de viagem é garantir um instrumento de registro detalhado do que você viveu e gostaria muito de relembrar sem esforço de ter os detalhes.

Como fazer um Diário de viagem:

Já ficou convencido da ideia?!

Então, vem comigo preparar esse divertido guia da viagem!

1-Criação e materiais

O primeiro passo para criar seu diário de lembranças da viagem, é reunir as matérias necessários!

Quais seriam eles? Bom, tudo será definido para plataforma que você desejar fazê-lo. Por isso, separamos duas formas que você pode dar vida ao seu diário!

Forma digital:

Se for de forma digital, através do celular, notebook ou tablet, você pode aptar por escrever seus relatos em aplicativos para escrita como Microsoft Office World ou LibreOfficer Winter

Ou ainda, se quiser baixar algum aplicativo como diário virtual para depositar os relatos de sua jornada, essa é uma boa opção que vai facilitar suas anotações de forma simples e barata, exigindo somente a vontade de digitar.

Veja também: 10 Aplicativos de viagens para você utilizar durante seu passeio!

Forma manual:

Vamos da forma mais tradicional criar esse diário?

Para isso, basta ter um caderninho, pode ser uma agenda, caderno de escola ou diário mesmo, vendidos em qualquer papelaria ou mercadinho, basta adquiri-lo e mais uma caneta (cor da sua preferência) e pronto. Agora é só deixar as ideias surgirem e anotá-las.

Mas se você quiser customizar mais essa atividade, basta comprar os materiais para recriar a capa do seu diário como EVA, tecidos e capas (plástico), pode usar colagens e desenhos na capa.

Para escrever, utilize canetas, canetões para bordas e desenhos, canetinhas coloridas (em gel também), para marcar páginas post-its colorinhos, fitas e clips.

Essa atividade deve ser feita de forma divertida, por isso, desprenda quanto tempo querer e conseguir dispor para ela, sem ser uma regra de otimização. Faça como quiser a personalização do seu diário de viagem.

Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem - celular e caderno
Esse diário será seu, portanto, terá que ter um tipo de linguagem e estilo que combinem com sua personalidade.(Créditos da foto: Pixabay)

2-Planejamento: Como será esse diário?

Será informal e divertido? Ou mais sério e detalhista?

Bom, você que escolhe como será o formato, se for escrito a mão terá sua própria letra criando uma experiência mais íntima com esses registros.

Se for digital, você deve escolher sua fonte favorita, cor da letra e tamanhos. Para deixar tudo mais legível e fácil de se ler, crie tópicos deixando mais específico cada página!

Crie um roteiro de viagem:

Ter um roteiro para viagem é um bônus para acrescentar no diário, como por exemplo, registre o número de diárias que vai passar por lá, tempo desprendido nas atividades, dinheiro que levou, taxas, qual meios de transporte usou, onde se alimentou e mais.

Tudo isso, vai ajudar em entender os detalhes da viagem e também te orientar em proporções de valores caso queira realizar essa viagem novamente.

Veja também: Os melhores passeios em Foz do Iguaçu + Roteiros

3-Escreva: Narre sua experiência

Tudo pronto para começar a escrever?

Portanto, vamos iniciar aqui o desenvolvimento do conteúdo do seu diário. Basta escolher um momento do seu dia, tranquilo e mais vagaroso, para relatar os acontecimentos e sentimentos que gostaria de registrar sobre a viagem, atividades, companhias e novos momentos.

Para ajudar nessa tarefa, separe cada página com tópicos de assuntos que queira comentar com mais características, para isso, separei alguns tópicos para te ajudar nessa tarefa:

Como por exemplo:

  • Vamos comer no (…)
  • Ficamos no hotel (…)
  • Estamos perto de (…)
  • Conhecemos (…) hoje e amanhã (…)
  • O clima é (…) eu gosto (ou não gosto)
  • O que mais gostei nessa viagem (…)
  • A cultura é (…)
  • O ambiente é (…) voltaria novamente (ou não).

Esse tipo de tópicos ajuda a classificar com mais detalhes ainda como foi sua viagem e o que você absorveu dela, outro estilo de classificação pode ser com notas e descrições de tudo que se fez na viagem.

Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem - pessoa escrevendo em diário
No final de cada passeio, é muito interessante que você incremente seu diário com fotos e colagens das atividades, passeios e experiências que você vivenciou. (Créditos da foto: Pixabay)

4-Registre: Fotos e colagens

Recortes de revistas, desenhos e rabiscos o deixam o diário mais divertido, engraçado e suave para registro.

Sabemos que você com toda certeza vai tirar muitas fotos, selfies e gravar vários stories para postar em suas redes sociais sobre sua viagem.

Mas que tal deixá-los registrados também no diário? Se esse for digital, basta colocar as fotos no documento, vídeos e demais salvos na nuvem e prontinho, diário completo e cheio de registros eletrônicos facilmente acessados!

5-Não esqueça: Detalhe de sua história

Você pode inclusive, começar a relatar a viagem antes mesmo de chegar ao destino! Seja arrumando as malas, no aeroporto, no avião ou comprando seus ingressos.

Não economize nos detalhes, tome gosto pela escrita e deixe a mente esvaziar todas as ideias.

Quanto mais detalhes você impor no seu diário mais ele será útil para consultas de uma repetição de visita desse destino e até noções de outras viagens futuras.

6-Adereços: Incremente seu diário de viagem

Guarde lembrancinhas dentro do diário, se ele for físico como um caderninho, você pode guardar penas, folhas, papeizinhos, cartões de visita e tudo que o destino ofereça como mais um objeto de recordação daquela viagem.

Além das suas comprinhas comuns, considere essa questão se quiser adicionar em quesitos que podem entrar nos registros do seu elaborado diário.

Tire foto de objetos que marcarem a viagem e os adicione ao arquivo online, se assim seu diário for criado.

Leia também: Planejando a viagem para Foz do Iguaçu

Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem - materiais de personalização - post it
Cole pequenas coisas no diário, deixe-o a sua cara e cheio de decoração, se assim desejar.(Créditos da foto: Pixabay)

7-Personalize: Deixe-o com sua cara

Não se esqueça, você não precisa ser um artista profissional para fazer isso, pois não tem necessidade de você saber fazer grandes obras de Picasso no seu diário.

Lembre-se ele é seu e de sua livre configuração, porém deixá-lo mais informal e engraçado é uma opção mais cara de um diário.

Eu particularmente, uso o máximo de elementos nas configurações dos meus diários e acho muito bacana. Quem sabe você adere esse hábito e se interessa também!

8-Libere a criatividade

Como mencionado, você pode utilizar todo tipo de material na sua produção de diário. Basta soltar a criatividade e deixar as ideias virem.

Se você for mais artístico pode usar até tinta, giz, pincel, lápis de cor, canetinha e tudo mais, não se limite em pensar que isso é item de criança.

Todo mundo tem um artista preso dentro de si, não é mesmo?

O diário será seu, deixo do jeito que desejar, com recortes, colagens, pinturas, folhas secas ou qualquer item que quer adicionar de enfeite. Assim, como ele é feito como uma forma de relaxamento, para expor as ideias daquele momento e sensações da viagem.

O diário é ótimo, como uma espécie de relaxamento durante a viagem, liberar seus pensamentos através dessa criatividade, pode te fazer bem e ajudar em se sentir mais tranquilo sobre o que está vivendo no momento.

9-Você escolhe o tipo do conteúdo

Você pode direcionar seu diário para um tipo de conteúdo, como explicamos na matéria dos tipos de viajantes, cada um tem um desejo específico para sua própria viagem.

Talvez, você queria criar um tipo de diário exclusivo para dicas gastronômicas, diários de como viajar em família, como ser um viajante solo, como criar sua viagem de negócios e etc. Como um blog pessoal, ele pode ser de um tema mais exclusivo.

Como um livro, o diário será escrito por você do jeito que você quer transmitir aquela viagem e como quer se lembrar dela. Por isso, se quiser um conteúdo bem específico trate de fazer isso, se aprofundando no tema.

Dicas de Como Fazer um Diário de Viagem - mulher digitando
Teve experiências ruins durante a viagem? Anote também, escrever ajuda liberar os pensamentos e perder um pouco do estresse. (Créditos da foto: Pixabay)

10 – Relaxe: Aproveite para tirar o stress com o diário

Não guarde sentimentos ruins da viagem, seja o atraso do voo, cancelamentos de última hora ou alguém furando de aparecer na jornada.

Sempre temos oportunidade de recomeçar ou tentar reajustar os erros, respire fundo e não perca a cabeça.

Escreva no diário as experiências ruins e seus sentimentos no momento, se você não gostar de ler aquilo, pode apagar as páginas (meio digital) ou retirá-las do caderno mais tarde.

Vantagens de poder consultar seu diário de viagem:

Eternizar momentos únicos em páginas escritas por você mesmo, é só uma das coisas boas de fazer o diário de viagem, pois ele tem outra grande vantagem que é servir como consultor futuramente!

O que isso quer dizer?

Bom, normalmente, quando queremos conhecer algum destino já pulamos para internet folhear sites e blogs cheios de informação do lugar que vamos visitar.

Já pensou no que seu diário seria útil para demais viajantes?

Além de que se quiser voltar para algum destino de viagem depois de muitos anos, terá pelo menos uma base de conhecimentos sobre o local com seu diário.

Mesmo desatualizado, o diário é útil para você ir se preparando para viagem. Pense nisso e o guarde com carinho, ele pode ser bem utilizado no futuro!

Conclusão: Como Fazer um Diário de Viagem

Agora que você já sabe como fazer um diário de viagem, esperamos que os relatos das suas próximas viagens sejam maravilhosos e cheios de bons momentos para se registrar.

Para mais dicas de viagem, fique ligadinho no blog do Pop Hotel em Foz do Iguaçu!

Como Escolher o Melhor Hotel para sua Viagem | Combo Iguassu

Estamos presentes no Facebook e Instagram, temos várias dicas sobre a Terra das Cataratas e como aproveitá-la, conheça também a agência de turismo presente no hotel, Combo Iguassu, e um pouco mais de quem os recomenda:

…a Combo Iguassu, que possui ingressos para as principais atrações da cidade, muitas vezes mais baratos do que se adquiridos nas próprias bilheterias…Para quem busca comodidade e não quer se preocupar com nada além de se divertir, é uma boa pedida. A ideia de concentrar hospedagem e passeios em um mesmo local também é bastante vantajosa.” (Site – Guia Viajar Melhor via Blog)