Skip to main content

7 Comidas Típicas do Paraguai Que Você Precisa Experimentar!

Comidas Típicas do Paraguai

7 Comidas Típicas do Paraguai Que Você Precisa Experimentar!

Consultar

Venha conosco, descobrir as 7 comidas típicas do Paraguai!

Formadas por pratos de origem indígena, a comida típica do Paraguai tem diversas opções de acompanhamento, como por exemplo: a mandioca, o milho, a batata, abóbora e as carnes bovinas, ovinas, caprinas e silvestres!

Com tantas variedades, apostamos que em sua próxima viagem para Foz do Iguaçu você vai querer explorar mais o país vizinho, indo além das compras no Paraguai!

Curioso sobre a culinária local? Conheça agora alguns dos principais pratos típicos do Paraguai!

comidas típicas do paraguai
Senhora se servindo – Créditos Pixabay.

Tortilha

A Tortilha do Paraguai, é a primeira iguaria do país que gostaríamos de destacar nesta matéria! 

Parecidas com empanadas argentinas, as tortilhas paraguaias, são mais robustas, ou seja, são mais recheadas! Sendo assim, um prato farto para quem quer comer mais.

Sua massa pode ser feita de duas formas, frita ou assada, sendo trigo ou mandioca. Seus ingredientes de preparo, também são o óleo, sal, leite ou água, ovo, sobra de arroz, queijo ou outro recheio. 

Muito parecidas com os nossos “bolinhos de arroz”, as tortilhas são deliciosas e bem comum no nosso país vizinho!

Sopa Bori Bori ou Vori Vori

A Sopa Vori Vori é o que seu primeiro nome já diz, uma sopa paraguaia ou ensopado paraguaio, que leva em si alguns ingredientes, como carne de frango ou de boi, bolas de farinha de milho e ossos (puchero).

Para quem ama um ensopado com carne, esse é um prato do Paraguai bem recomendável! Principalmente em dias de frio, as deliciosas bolotas da Sopa Bori Bori pode ser sua próxima refeição!

Chipa 

Nossa próxima comida típica do Paraguai Chipa, é um clássico na Tríplice Fronteira!

Geralmente quando falamos do que se come no Paraguai, já vem na cabeça a Chipa, semelhantes ao “pão de queijo de Minas Gerais”, as deliciosas chipas paraguaias são bastante conhecidas e consumidas no Paraguai. 

Tem dois tipos de chipas, como por exemplo: a chipa soo, onde ela é recheada de carne, e a chipa pirú que é a tradicional, que você encontra em diversos lugares no Paraguai. 

Doce Donka Donas

Quem ai ama aqueles lindos e gostosos Donuts americanos? 

Bom, se você é fã dessas rosquinhas coloridas e cheias de açúcar, vai adorar essa próxima especiaria!Que é uma comida típica do Paraguai doce e saborosa, bem parecida com aqueles donuts que vemos nos filmes e desenhos!

No Paraguai eles podem ser feitos com recheio de doce de leite, chocolate, maçã e etc. Essa mistura na culinária norte e sul-americana, demonstra mais uma vez a diversificação cultural que vemos em diversos pratos pelo mundo, globalizados e adaptados em diferentes países afora.

=> Reserve agora mesmo: >> Pop Hotel << 

comidas típicas do paraguai
Ensopado de peixe – Créditos Pixabay.

Puchera 

No Paraguai comida típica é o que não falta! 

Mas em nosso país, a Puchera ou Puchero, também é tradicional! Sendo de origem da fronteira do Pantanal (Mato Grosso do Sul) com o Paraguai, o puchero foi adaptado na rotina das pessoas da região como “quebra torto”, que é uma denominação para os cafés da manhã dos peões. 

A Puchera é semelhante ao um ensopado, levando ingredientes como carne de músculo ou costela, mandioca, abóbora, repolho, batata-doce, tomate, cebola, pimentão, banha de porco e temperado com sal.

Pira Caldo 

Como da tradução do seu nome em guarani, “Pira” significa peixe. Logo esse prato é formado por um ensopado de peixe. 

Sendo um prato tradicional do Paraguai bem famoso, levando banha e legumes fritos, temperos e sal, o peixe é cozido transformando a textura da sopa mais grossa, onde é adicionado pimenta picada.

Os peixes do prato, geralmente são bagres blindados que podem ser servidos com tomate, pimentão, gordura e cebola. 

Locro Criollo

Outro ensopado, generoso e gostoso é o Locro Crillo do Paraguai. 

Levando carne de boi, canjica amarela, cebola, alho, pimentão, cheiro verde, tomate e demais ingredientes. Essa é uma comida típica de Paraguai, perfeita para um almoço em família. Bem sustentável, feito para quem gosta de comer mais e se sentir satisfeito. 

O Locro também é um prato comum em nosso outro vizinho, Argentina, lá este prato é servido com feijão, milho e abóbora.

Bônus: Sopa Paraguaia!

A sopa paraguaia é um bolo de milho salgado considerado uma das comidas típicas do Paraguai, mais comuns na região brasileira.

Tradicional no Paraguai o consumo de sopa paraguaia. Os ingredientes para fazer essa deliciosa sopa paraguaia são: além do milho ralado, tem o leite, ovos, bastante queijo, entre outros. É considerado um dos pratos principais de comidas típicas Paraguai.

Agora só falta você vir conhecer Foz do Iguaçu e região para conhecer e experimentar as delícias dos nossos países vizinhos.

=> Reserve agora mesmo: >> Pop Hotel << 

Qual dança típica do Paraguai?

comidas típicas do paraguai
Dançarina paraguaia – Créditos Pixabay.

Nós sabemos que a cultura do Paraguai, é uma das quais que sofreram menores mudanças em seu comportamento, diante da colonização. Por isso, línguas dos espanhóis (castelhano) e indígenas (guarani) são comuns e misturados no país até hoje. 

Com isso, suas danças típicas de origem indígena se preservaram. Entre as músicas e danças mais famosas, podemos citar a “Galopera” que é exibida por dançarinas, enquanto elas equilibram cântaros na cabeça, em movimentos graciosos evoluindo a dança em galopas, sarandeios e polcas. 

As roupas das dançarinas são sempre bem coloridas, com formatos bonitos, bordados, possuindo tecidos simples, saias longas e exuberantes. 

Conhecimento no Brasil: 

Apostamos que muita gente conheceu a dança Polca Paraguaia, principalmente, depois daquela famosa música de Chitãozinho e Xororó, “Galopeira”, além de claro, outras canções que fazem referência a grande cultura paraguaia e suas danças típicas.

Transporte em Foz do Iguaçu:

Para você que quer conhecer a Tríplice Fronteira em segurança e conforto, contrate os serviços da agencia Combo Iguassu para você ter a oportunidade de conhecer as comidas típicas dos nossos países vizinhos em segurança, conforto, e o melhor de tudo isso, com um preço que cabe no bolso!! 

Opinião de Qualidade:

Eu nunca tinha visitado um cassino de verdade, fiquei muito animada com esse passeio…Ganhamos um bônus de R$10 para testar nas máquinas e perdemos tudo (hahaha), mas haviam pessoas lá que sabiam jogar de fato e ganharam bem mais que nós…Todos os lugares são muito bonitos e vale a pena conhecer.

Influencer Fran Guarnieri (Blog Morando Sozinha), sobre sua viagem na Tríplice Fronteira.

Conclusão: 

Nessa matéria, lhe apresentamos as comidas típicas do Paraguai e do que são feitas, além de trazer uma interessante curiosidade sobre a dança típica do país!

Já quer saborear esses pratos em sua viagem na Tríplice Fronteira? Então venha conhecer a Terra das Cataratas e toda a sua atratividade!

Dica: Se está vindo para Foz do Iguaçu e não sabe onde se hospedar, venha ficar no Pop Hotel, que oferece conforto, modernidade, uma localização no centro da cidade. 

Torne sua viagem memorável, se hospede no Pop Hotel Foz!! 

=> Reserve agora mesmo: >> Pop Hotel <<