Skip to main content

Ciudad Del Este: Shoppings e Lojas no Paraguai mudarão para Foz do Iguaçu?

Ciudad Del Este_ Shoppings e Lojas no Paraguai mudarão para Foz do Iguaçu_

Ciudad Del Este: Shoppings e Lojas no Paraguai mudarão para Foz do Iguaçu?

Consultar

Quem conhece nossa divisa com Ciudad Del Este, sabe que o local é cheio de shoppings e lojas no Paraguai com uma variedade enorme de produtos e departamentos, anualmente esse centro comercial fervia na fronteira.

Com milhares de pessoas indo e vindo da aduana, para compras no Paraguai que rendiam ótimas transações comerciais entre os dois países.

No entanto, nesse ano de 2020, as coisas mudaram drasticamente com a chegada do novo coronavírus, pela segurança e diminuição do contagio Foz e Ciudad Del Este tomaram medidas de isolamento social.

Resultando assim, no fechamento do comércio e adoção de novas regras de higienização em todos os estabelecimentos.

Leia também: Como será o retorno de Foz do Iguaçu pós-coronavírus?

Lojas no Paraguai tem planos de se mudar para Foz?

SAX - Lojas no Paraguai
SAX – Ciudad Del Este – Imagem cedida pelo estabelecimento

Como citado anteriormente, os comércios nacionais e internacionais deram aquela parada diante do covid-19. Contudo, Foz do Iguaçu reabriu seus estabelecimentos e serviços, seguindo padrões de higiene sanitária.

Enquanto que as lojas no Paraguai reabriram também, no entanto, sem aquela possibilidade de usar a fronteira, uma vez que a Ponte da Amizade permanece fechada e sem previsão de abertura!

Esse cenário desfavorável aos empresários da região paraguaia, fez surgir uma nova ideia de investimento: Migrar suas lojas e shoppings em Ciudad Del Este para o Brasil, em Foz do Iguaçu.

Com a falta de previsão para abertura na fronteira, essa ideia tomou força nos debates principais dos investidores que já tem planos de realizar essa ação na Terra das Cataratas.

Qual o plano para abrir no Brasil?

Sabendo que a vantagem mais atrativa de se comprar no Paraguai é o preço, nos perguntamos, mas isso não seria difícil de manter numa mudança para o Brasil?

Segundo o sócio da CellShop, Jorbel Griebeler, que vem analisando essa possibilidade. O primeiro passo para isso, é aproveitar a Lei de Free Shop no Brasil, para vender seus produtos importados sem a isenção de impostos de Importação em nosso país, além de outros impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do recolhimento de PIS/Pasep-Importação e Confins-Importação.

CellShop será uma das primeiras lojas em Ciudad Del Este que virá para o Brasil

Lojas no Paraguai - CellShop
CellShop- Ciudad Del Este – Imagem cedida pelo estabelecimento

Como mencionado acima, por Jorbel Griebeler, também membro da Câmara de Comércio de Ciudad Del Este.

A ideia é investir em Free Shop no Brasil e é isso que a famosa CellShop vem planejando fazer para se estabelecer em Foz do Iguaçu!

Como venderão em Foz do Iguaçu?

Como os Free Shops funcionam melhor no Brasil, do que no Paraguai que é extremamente burocrático em vigilância sanitária e afins, segundo Griebeler.

A dinâmica será transformar a CellShop no Brasil num Free Shop de produtos importados, vendendo nas normas desse tipo de estabelecimento, perfumes, roupas, brinquedos, bebidas e chocolates com vantagens econômicas para quem quiser fazer compras em Foz do Iguaçu.

Todavia, para Free Shops no Brasil, eletrônicos não sairão com a mesma vantagem que qualquer outro produto importado terá. Para as lojas do Paraguai eletrônicos serão o desafio financeiro, que terão de enfrentar nas suas vendas em Foz do Iguaçu.

Onde será a loja CellShop Importados no Brasil?

Lojas no Paraguai - CellShop
CellShop- Ciudad Del Este – Imagem cedida pelo estabelecimento

Não temos ainda um endereço exato de onde será a loja da CellShop em Foz, mas Griebeler confirmou que negociações para a aérea da loja estão ocorrendo, tendo até mesmo 3 opções já sendo analisadas como possíveis escolhas.

Ele revelou que esse plano de mudança para cidade vizinha, Foz do Iguaçu, já está sendo planejada por outras lojas e shoppings no Paraguai.

Planos para a mudança em Foz do Iguaçu:

Vendo como Foz do Iguaçu é forte em turismo e demanda de potenciais consumidores, nossa cidade brasileira é uma aposta grande em se tornar o maior centro comercial da região.

Com a possibilidade shoppings e lojas no Paraguai se mudando para cá, essa percepção aumentou; o que pode fazer com que marcas de renomes internacional desembarquem na Terra das Cataratas.

Mais lojas no Paraguai planejam migrar para Foz do Iguaçu?

Lojas no Paraguai - Shopping Paris
Shopping Paris – Ciudad Del Este – Imagem cedida pelo estabelecimento

Como tudo que foi exposto nessa matéria até agora, podemos dizer que teremos mais lojas do Paraguai no Brasil!

O plano de criar lojas francas ou free shops como conhecemos, é um desejo dos empresários de Ciudad Del Este há muitos anos! Mas, por causa de muitas questões legais da burocracia para abrir esses comércios por aqui, muitos desistiram da ideia.

No entanto, como estamos sem previsão da reabertura da Ponte da Amizade, os empresários voltaram com essa ideia e já estão alinhando ações para as mudanças no Brasil.

Uma visão otimista para Terra das Cataratas:

Algumas lojas Paraguai planejam criar free shops em Foz do Iguaçu, mas também querem permanecer atuando em Ciudad Del Este.

Mesmo assim, essas novas lojas e redes comerciais podem trazer um novo rumo para Terra das Cataratas, vantajoso principalmente para os compradores locais e estrangeiros, tornando a região num centro comercial poderoso.

Quando a Ponte da Amizade vai abrir?

Lojas no Paraguai - Ponte da Amizade
Ponte da Amizade – Avant Produções

Desde março de 2020, a Ponte Internacional da Amizade está fechada para entrada de brasileiros e outras nacionalidades no país. Essa ordem, foi dada a fim de reduzir a propagação do novo coronavírus pela região.

As últimas notícias que se teve sobre uma possível abertura, foram desmentidas, fake news de áudios no whatsapp, sobre empresários de lojas no Paraguai (nomes específicos), indo até o presidente e pedindo abertura da Ponte também foram desmentidos.

O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, permanece no mesmo discurso sobre o cenário atual, acreditando que no momento, a segurança epidemiológica do país não é suficiente para voltarem em abrir as fronteiras.

Logo, uma possível reabertura completa parece imprevisível para a Ponte da Amizade e sua aduana.

Conclusão: Lojas no Paraguai e sua aberturá Brasil!

Como vimos nessa matéria shoppings e lojas no Paraguai, planejam vir para Foz do Iguaçu, diante do cenário atual, como free shops (lojas francas) com seus produtos importados livres de impostos.

Se isso vai se concretizar, é uma resposta que deveremos aguardar para ver acontecer. Até lá, teremos muitas atratividades na cidade para aproveitar, com segurança e cuidado, quando finalmente a Terra das Cataratas abrirem todos os seus lugares de visita e fronteiras.

Quem já veio para Terra das Cataratas:

“Paraguai = paraíso das compras! Com uma oferta gigante de produtos a preços bem legais (e, principalmente, mais em conta do que nos shoppings brasileiros), a experiência de passar uma tarde no país para riscar itens da sua wishlist pode realmente valer a pena.”

(Blog – Depois dos Quinze – Bruna Vieira)

Venha conhecer Foz do Iguaçu, ficando no melhor hotel econômico da cidade, o Pop Hotel além de possuir ótimas tarifas de hospedagem, tem boa localização, aéreas de lazer e espaço para Café da Manhã, além de quartos muito bons para sua estadia.