NOSSO BLOG

Fique por dentro das novidades

Blog detail

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza



Não tem como vir para Foz do Iguaçu e não pensar nas 7 Maravilhas da Natureza, afinal, as Cataratas do Iguaçu leva o título de uma das belezas naturais do mundo.

Como ela surgiu?

Quem descobriu?

Essas são algumas das principais perguntas que você deve saber a resposta antes de vir para Foz.

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza

(Foto cedida pelo banco de imagens - Pixabay)

Como as Cataratas surgiram?

Existe uma lenda local que conta a história de dois jovens que se apaixonam, mas não podem ficar juntos, pois a moça já havia sido comprometida com Mboi o deus da floresta, no dia do ritual a jovem Naipi filha do cacique da tribo, foge com o jovem Tarobá, Mboi enfurecido, transforma Naipi na rocha central das Cataratas, a qual é constantemente açoitada pelas águas revoltadas do rio Iguaçu, e Tarobá foi transformado em uma palmeira que está na ponta de um abismo, pendendo sobre a garganta do rio. A lenda ainda ressalta que abaixo da palmeira existe uma gruta onde o deus vingativo Mboi vigia eternamente os dois amantes presos tão próximos um ao outro, mas sem poder estar realmente juntos.

Legal né?

Mas talvez essa não seja a explicação adequada sobre como as Cataratas se formou.

Agora do ponto de vista cientifico, para formar este cenário de uma das Sete Maravilhas da Natureza, dois elementos foram essenciais: lava vulcânica e as águas do rio Paraná. As Cataratas foi resultado de um processo iniciado há 130 milhões e anos atrás, cujo último acidente geológico a dar forma às queda-d’água se deu apenas 200 mil anos atrás.

O geólogo pesquisador da Mineropar Gil Francisco Piekarz afirma que entre o Brasil e a África havia o enorme Deserto de Botucatu, onde ouve a ruptura continental. Com a separação, a placa rachou de sul para o norte, partindo da Argentina, o que resultou na então porção continental que fez emergir uma quantidade gigantesca de vulcões ejetando lava sobre a superfície, dessa forma as Cataratas surgiram.

Quem descobriu?

Poucos sabem mais as Cataratas era uma propriedade privada do Uruguaio Jesus Val, indignado com tanta beleza escondida, o primeiro europeu a descobrir as Cataratas foi o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 31 de janeiro de 1542. As quedas foram redescobertas por Boselli no final do século XIX, e uma das quedas da Argentina é nomeada com seu nome.

Para tornar as Cataratas um lugar de livre acesso, Cabeza de Vaca junto a Santos Dumont, pediram ao então governo que liderava o Paraná, a desapropriação da área das Cataratas do Iguaçu tonando assim as Cataratas livre para quem quisesse ver e deslumbrar-se com a sua beleza.

Mas foi só em 2011 que as Cataratas do Iguaçu foram declaradas uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, ao lado de atrativos naturais como:

Floresta Amazônica (América do Sul)

Baía de Ha Long (Vietnã)

Parque Nacional de Komodo (Indonésia)

Montanha da Mesa (Cidade do Cabo- África do sul)

Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas)

Ilha de Jeju (Coreia do Sul)

Que tal saber mais sobre os atrativos que Cataratas do Iguaçu oferece?

Foz é uma cidade turística, e oferece infinitas possibilidades locais e estrangeiras, composta também pela Argentina e o Paraguai, a Tríplice Fronteira é muito bonita, e os países vizinhos são ótimos atrativos para você conhecer.

A Argentina é conhecida entre os turistas pela sua hospitalidade, culinária incrível, cassinos, baladas e outros passeios que você deve conhecer. As Cataratas do Iguaçu do lado argentino são exuberantes, afinal a maior parte das quedas ficam do outro lado da fronteira, então não esqueça de dar um pulinho nas Cataratas argentina.

Macuco Safári

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza

(Foto cedida pelo atrativo)

Se você gosta de aventura esta é uma das atividades mais radicais do Parque Nacional do Iguaçu. Após um passeio de 3 km a bordo de um carro elétrico e uma trilha curta pelo interior do parque, embarcamos em barcos infláveis, em direção às quedas d’água próximas à Garganta do Diabo. O ponto alto do passeio é nas cachoeiras Três Mosqueteiro, onde os visitantes podem desfrutar de um banho sob quedas de até 80 metros de altura. A experiência de ficar, literalmente, debaixo de uma das quedas d’água é inesquecível.

Trilha das Bananeiras

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza

(Foto cedida pela Avant produções)

Essa atividade pode ser realizada a pé ou de carro elétrico. Neste percurso de 1,5 km, aproximadamente, é possível ver pequenas lagoas e fazer navegação em barcos no alto do Rio Iguaçu, chegando ao cais do Poço Preto, o passeio, que tem 2h30 de duração, pode ser combinado com remadas em caiaques infláveis.

Trilha do Poço Preto

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza

(Foto cedida pela Avant produções)

Considerada uma espécie de safári ecológico, a trilha do poço preto tem 9km de extensão e pode ser explorada a pé, de bicicleta ou em carro elétrico, a atividade é acompanhada por um guia, que passa pelo interior da floresta do Iguaçu, por uma ponte pênsil que leva a uma trilha rústica de 500 metros, por uma casamata de 10 metros de altura, com vista panorâmica da floresta e pela Lagoa do Jacaré, este passeio dura em média quatro horas, inclui também navegação em barco a motor pelo alto do rio Iguaçu, passando pelo Arquipélago das Taquaras. As saídas são diárias, às 9h30, 12h e 14h.

Sobrevoo de helicóptero

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza

(Foto cedida pelo atrativo)

Para ver melhor as Cataratas, a alternativa é o voo panorâmico de helicóptero com duração de 10 minutos. O passeio inclui sobrevoo nas Cataratas e no Parque Nacional do Iguaçu, já o sobrevoo de 35 minutos passa pelos rios Paraná e Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Usina de Itaipu, Parque Nacional e Cataratas do Iguaçu, possibilitando a incrível oportunidade de explorar ainda mais as Cataratas.

Em 2015, o parque alcançou o recorde de visitação chegando a receber 1.642.093 pessoas de mais de 170 nacionalidades diferentes.

A Agencia Combo Iguassu Turismo, parceira do Pop hotel, te oferece os melhores passeios da cidade, com conforto e segurança, além de vistas na Argentina e Paraguai.

SAIBA OS PASSEIOS QUE A COMBO OFERECE: Passeios

Acesse o site e saiba mais sobre as promoções e pacotes com parcelamentos de até 10X sem juros:  Combo Iguassu

Fique por dentro das novidades do: POP HOTEL

O POP HOTEL VEM AI!

COM MODERNIDADE E PRATICIDADE, OFERECENDO A FOZ DO IGUAÇU MAIS UMA INCRÍVEL OPÇÃO NA ÁREA DE HOTELARIA.

Inauguração prevista para o dia 15 de abril.

Atendimento pelo Whatsapp
Aguarde