terceira idade em foz do iguaçu

Aproveite a terceira idade em Foz do Iguaçu || Passeios ao ar livre

Desejada por uns, temida por outros, a terceira idade é inevitável. Há quem a chame de “a melhor idade”, pela chegada da aposentadoria e, consequentemente, uma mudança de rotina.

Mas para que ela faça jus a esse título, é preciso aproveitar ela da melhor forma. Então atividades que proporcionem vitalidade precisam fazer parte dos planos.

E o que nos dá mais vida do que viajar e conhecer destinos novos? O lugar perfeito para isso é Foz do Iguaçu.

E para te provar isso, o Tarobá Express trouxe essa matéria onde vamos falar de:

terceira idade em foz do iguaçu
Imagem ilustrativa | Foto Envato Elementor

Quando começa a terceira idade?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza o envelhecimento em quatro categorias: 

  • meia-idade: 45 a 59 anos
  • idoso(a): 60 a 74 anos
  • ancião: 75 a 90 anos
  • velhice extrema: 90 anos em diante.

Aqui no Brasil, quem tem 60 anos ou mais já é considerado parte do grupo da terceira idade. Mas dá pra fazer com que esse grupo seja legal.

Pode ser aquele grupo do WhatsApp que você sempre dá risada com as figurinhas que mandam, ou que compartilham aquela notícia que te anima.

E se eu fosse você, já mandava esse artigo lá e começava a planejar a viagem para a Terra das Cataratas.

Mas fique tranquilo que iremos te ajudar a organizar isso. Confira agora as dicas de passeios e atividades que preparamos especialmente para pessoas da terceira idade.

Passeios famosos em Foz do Iguaçu para a terceira idade

Cataratas do Iguaçu

O atrativo mais conhecido da cidade, além de ser belíssimo, é também muito acessível e recomendado para todas as idades. 

O transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas, é feito por um ônibus próprio do local que une conforto e respeito ao meio ambiente.

A plataforma de espera e os veículos são adaptados para facilitar o embarque, desembarque e transporte de pessoas com alguma limitação física.

Para chegar às quedas d’água é realizada uma trilha a pé, com algumas subidas e descidas, não sendo recomendado para cadeirantes ou para quem achar que pode ter alguma dificuldade para completá-la.

Mas não pense que isso impedirá alguém de desfrutar uma das 7 maravilhas da natureza.

Visitantes com necessidades especiais podem seguir de ônibus até a estação final do passeio, onde um elevador 100% acessível os levam diretamente aos principais mirantes.

A equipe do Centro de Visitantes dispõe gratuitamente de cadeiras de rodas e qualquer outro possível suporte para a realização dos passeios oferecidos.

O atrativo fica localizado na BR 469, Km 18 – Parque Nacional do Iguaçu, e funciona de:

  • Terça a sexta, das 9h às 16h;
  • Sábado e domingo, das 8h30 às 16h.
cataratas do iguaçu
Cataratas do Iguaçu | Foto Nilton Rolin

Parque das Aves

Para continuar a imersão na natureza iniciada nas Cataratas, é praticamente só atravessar a avenida.

Isso porque o Parque das Aves oferece uma experiência imersiva de conexão com a Mata Atlântica há cerca de 200 metros do centro de visitantes do parque nacional.

Com um lindo trabalho de conservação, o atrativo conta com cinco viveiros imersivos, mais de 1300 aves de mais de 130 espécies, além de répteis como jacarés, sucuris e jiboias e o borboletário.

E tudo isso com muita acessibilidade para a terceira idade e outros tipos de limitações.

O terreno possui poucas subidas íngremes e há diversos pontos de fácil acessibilidade para cadeirantes.

A trilha tem 1,8 quilômetros, é autoguiada, conta com placas sinalizadas e com informações sobre as espécies em português, inglês e espanhol.

É um passeio imperdível e uma experiência para todas as idades.

O endereço do Parque das Aves é Avenida das Cataratas – 12450, ao lado do Parque Nacional, e o local funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30.

Itaipu

A usina hidrelétrica com a segunda maior produção do mundo é de energizar qualquer um.

A Itaipu Binacional conta com um complexo tecnológico conhecido mundialmente, e oferece alguns passeios incríveis para que as pessoas conheçam mais do seu trabalho.

Hoje vamos falar de dois específicos: Tour Panorâmico e Itaipu Iluminada.

O Tour Panorâmico proporciona uma vista privilegiada do vertedouro ao topo da barragem. O trajeto feito num ônibus aberto nas laterais da parte superior ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens.

Com duração de 1h30, o passeio acontece de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 17h.

Já a Itaipu Iluminada usa a energia produzida na usina e a transforma em um espetáculo de luzes durante a noite.

Do Mirante Central, tenha a visão da junção incrível da barragem iluminada e uma trilha sonora sincronizada ao acendimento dos 747 refletores e 112 luminárias.

O passeio funciona às sextas e sábados às 19h com duração 2h.

O Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional está localizado na Avenida Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu.

itaipu iluminada
Itaipu Iluminada | Foto Alexandre Marchetti

Movie Cars

Esse atrativo é para aqueles que gostam de nostalgia e apreciam as criações hollywoodianas.

São mais de 50 automóveis que fizeram história em produções audiovisuais.

Durante o circuito, que dura cerca de 2 horas no total, você vai conhecer o Ford T, ano 1919, veículo original usado pela comitiva presidencial na inauguração da Ponte da Fraternidade, que liga Brasil e Argentina.

Além disso, o parque temático conta com a famosa Brasília Amarela do clipe “Pelados em Santos”, um dos maiores sucessos da banda Mamonas Assassinas.

E a nostalgia é garantida pela McLaren MP4/4, pilotada pelo ídolo nacional Ayrton Senna durante seu primeiro título mundial, em 1988.

Mas claro que esses são apenas alguns dos vários veículos que estão dispostos em 24 cenários reais e interativos, onde é possível tirar várias fotos incríveis.

O atrativo ainda conta com uma hamburgueria temática dos anos 50 e uma loja de souvenirs com diversos itens para levar de recordação.

Localizado na Rodovia das Cataratas – nº 11547, funciona de segunda a domingo. A bilheteria fica aberta das 9h às 17h, enquanto o restante do complexo funciona até às 19h.

Feiras em Foz do Iguaçu

Feira Iguaçu

Essa é uma feira muito tradicional da cidade e que possui um diferencial: é fixa, diferentemente das outras que serão citadas aqui.

Ela possui o mesmo endereço há muito tempo e, felizmente, é perto do Tarobá Express, nosso querido e amado hotel.

Na Feira Iguaçu você encontra muito artesanato, lembrancinhas personalizadas e muita cultura.

Localizada na Rua Engenheiro Rebouças, 742 – Centro, seu horário de funcionamento é:

  • Segunda a sexta, das 9h às 19h;
  • Sábado, das 9h às 16h;
  • Domingo, das 9h às 15h.
terceira idade na feira
Feira da JK | Foto Christian Rizzi

Feirinha da JK

Essa é uma ótima pedida para começar o domingo na Terra das Cataratas.

Localizada em uma das avenidas mais famosas da cidade, a Feirinha da JK oferece comidas típicas de feira e da fronteira, e várias opções de artesanato.

É realizada na altura da avenida que é perto da Praça da Paz, ou seja, é possível aproveitar muito bem a manhã na região.

A feirinha funciona aos domingos das 7h às 12h, na Av. Juscelino Kubitscheck, 256-330, no centro de Foz.

Feiras sazonais em Foz do Iguaçu

Feira do livro

Se você tiver a chance de marcar presença na Feira do Livro, não perca a oportunidade de visitar um dos maiores eventos literários do Paraná.

Com diversas atividades envolvendo a comunidade, arte e cultura, a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu se torna cada vez mais parte da tradição e da cultura da cidade.

Ela é realizada anualmente e geralmente entre os meses de setembro e novembro, então se atente às notícias da cidade para saber quando e onde ela ocorrerá a cada ano.

Ecoflores

Com um caráter beneficente, a Ecoflores é uma feira que conta com mais de 300 espécies de flores e anuncia a chegada da primavera.

O evento ocorre no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Praça da Bíblia, e já ajudou diversas entidades da cidade com a renda arrecadada tanto na venda das plantas quanto nas outras atividades realizadas.

Quem não quer fazer parte da terceira idade sendo a pessoa que tem a casa mais florida da rua?

hotel para terceira idade
Tarobá Express | Foto RE Assessoria

Tarobá Express || Hotel para terceira idade em Foz do Iguaçu

Claro que não iríamos deixar de te contar as facilidades que o Tarobá Express oferece para os que estão aproveitando a terceira idade no melhor destino (também conhecido como Foz do Iguaçu).

O hotel dispõe de todo o conforto e modernidade necessários, com localização privilegiada no centro de Foz do Iguaçu.

Além disso, possui banheiro acessível com barras de apoio, estrutura com acessibilidade para cadeiras de roda, e quartos à prova de som.

Possui endereço na Rua Jorge Sanwais – 448, e está apenas esperando você entrar em contato para garantir sua reserva.

Conclusão: Aproveite a terceira idade em Foz do Iguaçu || Passeios ao ar livre

Agora que você já sabe da melhor hospedagem no melhor destino para a terceira idade, compartilhe com quem possa se interessar também.

Não esqueça de comentar o que achou e ficar de olho nas redes sociais e aqui no blog do Tarobá Express, para ficar por dentro de todas as novidades da Tríplice Fronteira.

Entre em contato com a nossa equipe e experimente o melhor de Foz do Iguaçu.

Escrito por Tainá Chagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × quatro =